Os óscares portugueses do digital

18 de Novembro de 2013 em Atualidade

Os óscares portugueses do digital

O MEO Arena transformou-se na passada sexta-feira no centro da criatividade digital portuguesa, ao acolher a 13ª edição dos Prémios SAPO [1].

A iniciativa, uma vez mais, teve como objetivo promover o meio Internet, reconhecer a criatividade e a adaptação tecnológica dos trabalhos publicitários veiculados no online em Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.

Depois de terem sido avaliados mais de 500 trabalhos, acabaram por ser distinguidos 60 clientes e 28 agências. “A qualidade dos trabalhos é habitualmente muito boa. A única questão em que ficamos atrás é nas dimensões dos orçamentos. Por exemplo, na produção de um filme de televisão, isso faz uma diferença muito grande. No digital essas diferenças são muito atenuadas, o que faz com que a criatividade valha mais muitas vezes do que os recursos, o que permite que os nossos trabalhos comparem muito bem com aquilo que de melhor se faz no mundo”, afirma João Paulo Luz, Diretor Comercial do SAPO.

A Ogilvy foi eleita a agência criativa do ano, em grande parte devido ao desempenho das várias unidades da network do grupo WPP, nomeadamente da Ogilvy & Mather, que alcançou o título de agência mais premiada, com 5 ouros. A OgilvyOne, por seu turno, arrecadou 3 ouros, incluindo o Grande Prémio do Júri pela campanha Nescafé Galão Original, criada para a Nestlé.

“Existe um «acreditar» na criatividade transversal a toda a agência, uma vontade de fazer a diferença, com grandes ideias. É uma noite mágica, uma afirmação de tudo aquilo em que acreditamos. O digital hoje em dia não é opção, é absolutamente fundamental para as marcas, porque é onde se encontra o consumidor”, explicou Tim Solomon, Presidente-executivo da Ogilvy & Mather Portugal [2].

A agência foi a grande vencedora dos Prémios Sapo 2013. Uma noite que, infelizmente, acabou por ficar também na memória da comunidade criativa pelo desaparecimento inesperado de André Lacerda [3], Diretor de Arte e Supervisor Criativo na Ogilvy & Mather.

Por sua vez, o galardão de Anunciante do Ano foi atribuído à Nestlé. Um resultado que, segundo a marca, reflete o trabalho desenvolvido por si nesta área nos últimos anos. “Desde há já muito tempo que apostamos no digital. É um meio onde o facto de termos plataformas próprias permite-nos ter uma liberdade e uma grande capacidade de comunicação, de geração de conteúdos. Ao tratarmos de alimentação, de nutrição, e bem-estar, as pessoas encontram matéria de interesse para entrar em contacto connosco, para se informarem e serem informadas”, esclarece Pedro Salgueiro, Diretor de Comunicação da Nestlé Portugal [4].

Já no que diz respeito aos Prémios de Meios o destaque foi para a OMG Digital, que ganhou na categoria Melhor Plano de Meios Integrado com o trabalho desenvolvido durante o rebranding do Meo, e recebeu o título de agência de meios do ano. Um reflexo da confiança que os anunciantes têm depositado nesta unidade de negócio da Omnicom Media Group, e do crescente interesse das marcas no meio digital, diz Hugo Faria, Diretor da OMG Digital [5], em entrevista exclusiva ao Imagens de Marca.

Nesta edição dos Prémios Sapo saem duas tendências que cada vez mais definem o meio digital: por um lado, o desenvolvimento de trabalhos que têm em conta os 4 ecrãs (televisão, computador, tablet e smartphone), e, por outro, a afirmação do vídeo enquanto formato unificador de todas estas plataformas.

De realçar ainda que, no âmbito da política de responsabilidade social do SAPO, o valor das inscrições nesta edição, 12 mil e 300 euros, irá reverter a favor de três instituições, sem fins lucrativos: Associação Futuro Autónomo, Espaço T (associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária) e Paris em Rede.

  • Conheça aqui [1] a lista dos vencedores dos Prémios Sapo 2013.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/os-oscares-portugueses-do-digital/
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