Os bastidores da nova campanha da Parfois

12 de Setembro de 2014 em Atualidade,Entrevistas,Radar

Os bastidores da nova campanha da Parfois

O mês de setembro chega e traz consigo várias campanhas de mudança de estação, como é o caso da Parfois. Esta marca de bijuteria e acessórios de moda já divulgou a sua nova coleção, “Fall-Winter 14/15”, numa campanha protagonizada pela modelo Kate Underwood, cujo making of pode ver em cima.

A nova coleção vem reforçar a imagem de moda internacional da Parfois, uma marca com 20 anos de existência que tem vindo a modernizar os seus produtos, adaptando-se às exigências dos consumidores e tendências de moda.

Sendo uma marca portuguesa com presença em 52 países e mais de 500 lojas, que continua a apostar na sua expansão internacional, o Imagens de Marca esteve à conversa com Susana Coerver, Diretora de Marketing e Comunicação da Parfois, para conhecer melhor este negócio.

A Parfois nasceu em 1994, inspirada em conceitos de moda existentes noutros países, aos olhos de Manuela Medeiros. Como vêem a marca 20 anos depois? O que mudou?

Ao longo dos anos, a Parfois tem vindo a modernizar-se a adaptar-se não só às evoluções dos mercados como do próprio consumidor e do seu comportamento de compra. Em termos de mudanças, destacamos nas lojas a exposição de produto ao nível do visual merchandising e no que diz respeito à imagem quer dos produtos quer da própria comunicação, uma aproximação maior ao universo da moda, sem contudo alterar a percepção de preços acessíveis.

Qual é a posição da marca no mercado nacional? E a nível internacional?

Hoje em dia a Parfois é líder de mercado na oferta de acessórios de moda em Portugal e em Espanha. A Parfois conseguiu, em duas décadas e mantendo-se fiel à sua visão de ser a melhor marca de acessórios de moda nos mercados que decide operar, estar presente em mais de 52 países com cerca de 500 lojas, independentemente do contexto socioeconómico que se tem verificado. São esperadas, ao longo deste ano, cerca de 120 aberturas de lojas Parfois no mundo.

Como tem corrido a estratégia de internacionalização da marca?

Em termos de dimensão, Portugal e Espanha são, sem dúvida, os os melhores mercados, sendo que este último será este ano o nosso maior mercado. Em Portugal existem, neste momento, 112 lojas e em Espanha 117. São mercados em que a marca é muito bem aceite e em que é bastante conhecida. A Polónia com 30 lojas e a Arábia com 26 lojas são os seguintes mercados em que a Parfois tem mais presença. Mas sem dúvida médio oriente e américa latina são mercados com muito potencial para nós.

Que desafios existem no projeto de expansão internacional, sendo uma marca portuguesa?

A internacionalização acabou por surgir naturalmente através de uma proposta do que é actualmente o nosso franchisado da Arábia Saudita, mas a verdade é que acabaria por acontecer mais cedo ou mais tarde, visto que o crescimento em Portugal seria sempre marginal, dada a posição de liderança que detemos e a cobertura geográfica.

A nossa operação está dividida entre operação própria e franchising, sendo que os países mais distantes da sede são onde tendencialmente seleccionamos parceiros locais. A este nível a selecção passa por parceiros com experiência em retalho de moda e com capacidade de negociação local, pois as localizações são estratégicas para nós.

Os novos desafios que se encontram com a entrada em mercados específicos, como é o caso dos países árabes, permitem o desenvolvimento de novas competências organizacionais assim como de gestão. Também a actual estrutura da sede está a ser desenhada de modo a conseguir não só servir um número cada vez maior de lojas, mas também por forma a ser cada vez mais multicultural.

Em que consiste a nova campanha, Fall-Winter 14/15? Traduz a visão internacional?

A campanha Fall-Winter 14/15 pretende reforçar a imagem de moda internacional da Parfois, que se destina a uma mulher jovem adulta, urbana que adora viajar e descobrir coisas novas. Não é fácil fazer uma campanha para uma marca que tem 3500 referências diferentes por estação, e apesar de misturarmos bastantes produtos, demos principal destaque a duas gamas que representam duas tendências fortes da estação, o Sixties (que o próprio nome indica a que nos referimos) e o Dramatic, uma coleção que podíamos facilmente ver neste filmes que nos aparecem agora, como a Maléfica, com cores fortes, mas mais escuras e misteriosas, comos os pretos, roxos, turquesas nacaradas. Para o catálogo contámos como modelo com a Cate Underwood, que mais do que uma modelo, uma it girl,e com o fotógrafo Quentin de Briey.

O que vos motivou a escolher a modelo Kate Underwood, de 22 anos?

A escolha da cara das campanhas nem sempre é fácil. Temos de garantir que a modelo escolhida vai transmitir exactamente a mensagem que pretendemos passar. Cate Underwood pareceu-nos ser uma escolha acertada, pela sua ligação com as artes, moda e viagens, características ligadas à imagem da mulher PARFOIS. Mais do que alguém com uma imagem apenas de modelo, queríamos alguém que fosse conhecido por mais algum centeúdo. A Cate para além de modelo, é fotógrafa e DJ. Além disso, a escolha de uma modelo conhecida mundialmente ajuda a traduzir a visão internacional da marca.

A campanha foi filmada onde?

A campanha FW 14/15 foi filmada em Barcelona e contou com a presença de uma equipa dedicada de cerca de 30 pessoas.

Como é que a marca se diferencia a nível mundial?

A Parfois oferece um produto com design de muita qualidade a um preço acessível, o que permite mudar de look  com muita frequência, em função da tendência do momento. Temos uma equipa de design no Porto e outra  em Barcelona, que desenvolvem cerca de 3.500 referências por estação, garantindo ao cliente uma experiência diferenciadora sempre que visita uma loja.

Ou seja, a marca Parfois oferece diversidade e qualidade no mundo dos acessórios para o universo feminino. Produtos que acompanham e ditam tendências e, vão ao encontro dos diferentes gostos do público das mulheres de todas as idades.

Para além disso, o facto de recebermos novidade em loja todas as semanas é condição para que as clientes queiram voltar à loja com muita frequência, para ver o que há de novo, independentemente de realizarem ou não alguma compra.

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