Os 10 mandamentos para “um futuro sem fome”

17 de Outubro de 2012 em Atualidade

Os 10 mandamentos para “um futuro sem fome”

A Cáritas Portuguesa arranca hoje, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, com uma campanha que reforça os “10 mandamentos” [1], que surgiram no encontro Internacional “Um Futuro sem Fome” promovido pela Cáritas Europa, na Áustria, em Maio deste ano.

Com o objetivo de sensibilizar os cidadãos a assumirem uma postura mais ativa na luta contra a pobreza, a instituição distribui, esta quarta-feira, posters, postais com os “10 mandamentos” e uma brochura, que ficam disponíveis também em www.caritas.pt [2].

A Cáritas Portuguesa pretende que todas as pessoas repensem a sua atitude diária no que toca, por um lado, à sua postura em relação à luta pela erradicação da pobreza e, por outro, que tomem conhecimento e se tornem mais participativas na discussão pública sobre as políticas de erradicação da pobreza”, refere Eugénio Fonseca, presidente da instituição.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2010, 18% da população portuguesa estava em risco de pobreza, quando na Europa eram 16%.

Eugénio Fonseca acrescenta que, “a pobreza é um flagelo que afeta uma parte significativa da população mundial. Muitos seres humanos continuam a viver e a morrer em condições degradantes. Cerca de 1,2 mil milhões de pessoas (20% da população mundial) vive, penosamente, muito abaixo do limiar mínimo da pobreza (com menos de um dólar por dia); 850 milhões de seres humanos sofrem de fome e 30 mil morrem de causas diretamente relacionadas com a pobreza”.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/os-10-mandamentos-para-um-futuro-sem-fome/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.