O papel do digital

25 de Março de 2012 em Atualidade

O papel do digital

O investimento publicitário no digital em Portugal está a aumentar, no entanto ainda se encontra aquém do que se passa no resto da Europa, segundo os mais recentes estudos do Grupo Consultores e da Initiative.

O investimento publicitário em Portugal teve, em 2011, uma quebra de 11%, retrocedendo para valores abaixo dos 600 milhões de euros e posicionando-se em níveis similares aos de 2002, revela uma análise da Initiative. Para 2012 a consultora avança com uma previsão de queda entre 10 a 15%, em relação ao ano passado.

Alberto Rui Pereira, Director-Geral da Initiative Portugal, comenta: “em valores, o nosso mercado publicitário vale hoje o mesmo que valia em 2002. Estamos a falar de um retrocesso de 10 anos, já que os orçamentos de marketing são cada vez mais escassos. Neste momento, a grande prioridade dos marketeers é optimizar o pouco investimento em acções de retorno mensurável e de curto prazo.”

É com este cenário global que a aposta no digital encontra espaço para crescer, tendo já um valor estimado nos 105 milhões de euros.

Mas, a aposta portugue neste setor está longe do que se regista no resto da Europa.

Um estudo, do Grupo Consultores, afirma que em 2011 a média de investimentos no digital em Portugal foi de 7%, com as maiores apostas a virem dos setores financeiro (banca e seguros), telecomunicações e automóvel. No entanto, estes valores são baixos quando comparados com o que se vive no resto da Europa. Em Espanha a média é de 12-13% e no Reino Unido chega aos 27-28%.

Em Portugal o digital era, no ano passado, o 5º meio eleito quando se fala de eficácia, e em Espanha, por exemplo, é o 2º meio eleito, avança o Grupo Consultores.

A Iniatiative lembra, no entanto, que os meios digitais foram aqueles que verificaram o maior crescimento em termos de investimento publicitário, com uma subida de 10% e representando em 2011 6% da média total. A televisão continua, contudo, a deter a maior fatia do mercado publicitário em Portugal (perto de 60%).  
 
Quanto às agências a operar no digital, o estudo do grupo Consultores avança que em 2011 46% dos anunciantes já referiam ter uma agência a trabalhar a área do digital, podendo ser a sua actual agência criativa, a sua agência de meios ou uma agência digital especializada. 
 

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