O futuro da televisão está a desenvolver-se

17 de Novembro de 2017 em Atualidade,Atualidade

O futuro da televisão está a desenvolver-se

“A definição da televisão está a desenvolver-se e por isso nós percebemos que além das formas tradicionais de como as pessoas assistem à HBO, elas querem ver-nos em qualquer lugar, a qualquer hora em qualquer dispositivo”. As palavras são de Diane Tryneski, responsável da estratégia digital e tecnológica da HBO recordando o trajeto da marca a nível global. Quando a oferta de plataformas é cada vez maior é importante abrir todas as portas e estar presente com um produto de elevada qualidade, que surpreenda o telespectador. Este tem sido o caminho seguido pela HBO que abraça novas tecnologias.

“Nós não exploramos a tecnologia pela tecnologia, exploramos a tecnologia porque assim temos a possibilidade de contar histórias de formas diferentes”, acrescenta Diane.

Com séries produzidas de renome internacional como Game of Thrones, Westworld ou Sopranos, Mosaic é a nova aposta da marca em formato de app, produzida pelo realizador Steven Soderbergh.

E no fundo a app consiste numa série mas onde é possível seguir diferentes personagens que acabam por dar diferentes caminhos à narrativa. A solução está, para já, apenas disponível nos estados Unidos da América, para aparelhos da Apple.

São novas formas de contar as histórias e de criar conteúdos aos consumidores e que estão em total concordância com as palavras de Meredith Artley, coordenadora editorial da CNN Digital [1], ao afirmar que “quando produzes conteúdos, sejam notícias, reportagens ou artigos jornalísticos, storytelling, seja ele de ficção ou não, tens de fazer algo único e essencial”.

A marca dispensa qualquer tipo de apresentações. A CNN é talvez um dos meios de comunicação social mais influentes do mundo e tem enfrentado e tentado acompanhar toda a mudança e revolução que tem acontecido não só na sociedade, mas na forma como as pessoas interagem com a tecnologia e consomem informação.

As regras do jogo mudaram e isso já não é novidade: a grande maioria dos utilizadores de internet utiliza o smartphone como ferramenta prioritária e isso acontece em todo o mundo e também em Portugal, o consumo de media faz-se hoje a partir das redes sociais e a televisão, apesar de ser ainda o meio de referência, perde terreno para o digital.

O futuro pertence à mobilidade e todos procuram ganhar espaço em especial os media, que viram as vendas de jornais caírem, as audiências também mas o digital ganhou muita força através das redes sociais, onde “não existe hoje a reportagem verdadeira e original”, explica Meredith Artley.

Quando se fala do atual presidente norte americano Donald Trump, Meredith explica que “temos de recorrer aos nossos jornalistas mais experientes para fazer a cobertura das histórias mais relevantes. Em vez de repetirmos o que foi dito numa conferência de imprensa temos de verificar os factos, analisar, contextualizar toda a informação”. A coordenadora editorial da CNN Digital conclui que é interessante que um evento como a eleição do presidente Donald Trump levou algumas das empresas de comunicação social a repensar os fundamentos do jornalismo e como se pode trabalhar para reforçar o jornalismo a nível global.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/o-futuro-da-televisao-esta-a-desenvolver-se/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.