“O conteúdo gerado pelas marcas é importante para os consumidores”

2 de fevereiro de 2017

“O conteúdo gerado pelas marcas é importante para os consumidores”

As marcas mais relevantes têm um desempenho financeiro 206% acima da média bolsista. Esta é uma das conclusões do estudo global do Grupo Havas – Meaningful Brands 2017 – que associa o desempenho das marcas à nossa qualidade de vida e bem-estar. Este ano, o estudo revela ainda um novo dado, que correlaciona o desempenho de uma marca, a sua relevância e os conteúdos que produz. O maior estudo deste género (abrange 33 países, 300 mil pessoas e mil e 500 marcas) afirma-se como a primeira ferramenta para medir a eficácia de um conteúdo à escala global.

Os consumidores permanecem otimistas, mas simultaneamente céticos. De todos os inquiridos, 75% espera que as marcas contribuam mais para o bem-estar geral e qualidade de vida, mas apenas 40% acredita que as marcas o estejam a fazer. Talvez mais significativo, este estudo continua a demonstrar que, a nível global, os consumidores não se importariam se 74% das marcas desaparecessem.

Este ano, as marcas que compõem o top 10 do ranking das Marcas Mais Relevantes, a nível global, são: Google, PayPal, WhatsApp, YouTube, Samsung, Mercedes Benz, Nivea, Microsoft, Ikea e Lego. Nos últimos 10 anos, as marcas com índices de performance mais elevados têm sido dominadas pelo setor tecnológico. Este ano, a tendência mantém-se e o ranking é dominado pelas principais marcas de internet – retirando marcas como a Samsung do topo do ranking de 2015.

O conteúdo gerado pelas marcas apresenta um desempenho tão baixo, que não consegue gerar impacto nos resultados de negócio e na vida das pessoas. Os resultados deste ano revelam que a maioria das pessoas (84%) esperam que as marcas produzam conteúdos. E adiantam que 60% dos conteúdos criados pelas marcas são fracos, irrelevantes e não cumprem as expetativas. Apenas 40% das 1.500 marcas líderes produzem conteúdos que cumprem os requisitos.

Quando as marcas o fazem adequadamente, este estudo comprova que existe uma correlação de 71% entre a eficácia do conteúdo e o impacto que a marca tem no bem-estar pessoal. Quanto maior for o impacto de uma marca no bem-estar pessoal, mais relevante esta se torna e melhores são os resultados de negócio.

Yannick Bolloré, CEO Havas Group, citado em comunicado refere que “estes resultados alertam-nos para as mesmas chamadas de atenção que recebemos em 2008, quando os resultados demonstraram que a maioria dos consumidores não se importaria se 74% das marcas desaparecessem. Este ano deparamo-nos com dois novos dados estatísticos: os conteúdos assumem um papel crítico na criação de marcas que são relevantes para as pessoas e o baixo desempenho desta área”.

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Jornalista: Marco Silva

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