É uma tendência apontada pelas agências de media
A Arena e a MEC, as duas agências de meios que mais investimento captaram em 2014, estão otimistas quanto ao futuro e falam de uma viragem no crescimento do mercado publicitário, que nos últimos 6 anos caiu quase 50%. Os anunciantes, ao que parece, estão mais confiantes e entram em 2015, com mais vontade de investir. Também o setor dos media, tem a expetativa de poder aumentar os preços de tabela em 2015. Segundo, Maria João Oliveira, diretora Executiva da MEC, esta é uma tendência transversal, mas provavelmente uns estão em melhores condições que outros para o fazer. É o caso do digital e das televisões, que de acordo com a mesma fonte, são os que têm mais procura.
O digital é o meio que mais cresce em investimento e, de acordo com Rodrigo Albuquerque, Diretor Executivo da Arena, é uma tendência que irá continuar no futuro, impulsionada pelo aumento exponencial do consumo do meio. Um crescimento que está por detrás do desenvolvimento de novos modelos de comercialização da publicidade, como o Real Time Bidding, ou a publicidade programada. O modelo que já dá os primeiros passos em Portugal está a levar os grandes grupos de comunicação a investir na criação de novas áreas de negócio, como a Affipert, apresentada recentemente ao mercado, pelo Grupo Havas, como “o player dedicado a programmatic buying, oferecendo às marcas, a oportunidade de operar de forma uniforme e integrada através de várias Demand Side Platform (DSP)”. O futuro é cada vez mais móvel, as audiências são escolhidas a dedo e a publicidade é vendida para ter impacto em tempo real.
As tendências que vão orientar as estratégias de meios nos próximos tempos são um dos temas a não perder no Imagens de Marca, este fim de semana, na SIC Notícias.
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