8 de fevereiro de 2012

Love Brands, uma ligação emocional forte!

O amor que une marcas e consumidores também pode ser eterno. Mas um amor leal e inspirador não é fácil de conquistar e não está ao alcance de todos. Por isso, é cada vez mais importante ouvir o coração de quem se mantem fiel a uma marca.

“Há um segmento que surge como muito relevante no contexto dos estudos de avaliação das marcas que é dos clientes que têm efetivamente uma ligação emocional às marcas. Esses são os mais fidelizados de todos. Descobrir o porquê de eles se fidelizarem emocionalmente permite perceber como é possível trazer os clientes mais ligados a aspetos funcionais para os aspetos emocionais. Este segmento é atualmente muito estratégico para as marcas”, explica Alexandra Machás, diretora de investigação do estudo do Grupo Consultores, realizado em 2011, sobre a ligação emocional dos consumidores às marcas.

No atual contexto económico, e com as marcas próprias a ganhar vantagem no fator preço, manter um vínculo emocional forte com o maior número de consumidores é a garantia da sustentabilidade do negócio para o futuro.

Neste ranking das marcas com mais ligação emocional junto dos consumidores portugueses foram detetados cinco fatores que criam laços de “amor”. São eles a marca de referência, marca que reflete simpatia, marca enraizada, marca inspiradora/atrativa e marca dinâmica.

Foram apresentadas para avaliação um total de 60 marcas que operam em Portugal, classificadas por 7 categorias: Marcas de Automóvel, Consumo alimentar e bebidas, Energia, Financeiras/banca, Retalho, Marcas Tecnológicas e Marcas de Serviços públicos.  

O estudo foi realizado no território nacional, com uma amostra de 2 100 indivíduos particulares, com idades entre os 16 e os 65 anos, através de entrevistas telefónicas. 

 A não perder a reportagem sobre o tema este sábado, às 17:30, na SIC Notícias.

  

Ranking Global de Marcas – 2011

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Setor das Marcas Financeiras (Banca)

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Setor das Marcas de Serviços Públicos-Privados

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Setor das Marcas Tecnológicas

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Setor das Marcas de Consumo Alimentar e Bebidas

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Setor das Marcas de Retalho e Distribuição

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Setor das Marcas de Automóvel

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Setor das Marcas de Energia

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Maria José Martins

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