15 de março de 2017

L´Oreal oferece conselhos gratuitos através do Messenger

Já imaginou ter disponível através de um clique conselhos sobre como tratar os seus cabelos? Hoje já é possível com os Chatbots, a mais recente aposta da L´Oreal.

Na era do marketing conversacional, a marca entendeu a necessidade de passar uma mensagem clara, útil e relevante ao mesmo tempo que cria uma relação mais próxima e intuitiva com um consumidor que apela à personalização da mensagem.

As plataformas de messenging, como o Facebook Messenger, são já um foco para os anunciantes em diferentes setores. Pioneira na indústria da beleza, a L´Oreal quer assumir-se como uma marca “moderna”, digital, omnicanal e preocupada em dar resposta às necessidades dos consumidores.

“O grande objetivo da marca L´Oreal Paris está assente em dois pilares estratégicos há vários anos: um é a estratégia de proximidade com o consumidor português e o outro é a adaptação à realidade desse consumidor. Isso implica que não só saibamos todas as rotinas que têm na beleza no dia a dia mas também que tipo de dispositivos utilizam para procurar informações sobre beleza”, explica Tiago Melo, diretor marketing da L´Oreal Paris Portugal, ao Imagens de Marca.

Assim nasce uma mensagem personalizada, com menores custos para a marca e que permite criar uma base de dados onde são processados padrões de comportamento, otimizar o produto, serviço e até a própria comunicação.

“Sabemos que o principal meio de comunicação que nós temos de apostar é o digital, é onde as pessoas passam grande parte do seu dia e por isso desde o primeiro momento aquilo que fizemos em termos de investimento media foi alocar grande parte ao digital e depois na estratégia de personalização e contacto one to one lançámos o primeiro Facebook Messenger de larga escala em Portugal”, explica o responsável da marca.

Realidade Virtual, a nova tendência de beleza

Com o mobile em crescimento, a marca tem também vindo a apostar em aplicações onde a realidade virtual é protagonista. É o caso da Make Up Genius ou Style My Hair que têm permitido a muitas consumidoras experimentar os produtos da marca de forma virtual.

 “Somos a marca número 1 de beleza mundial e essa também é a estratégia em Portugal. Sabemos muito bem que somos um país com diversas especificidades e isso passa por um profundo conhecimento de quem é o consumidor português. Sabemos que é um consumidor que valoriza o contacto personalizado”, refere Tiago Melo.

A marca promete novidades para breve já que para continuar a percorrer um caminho pioneiro numa indústria ainda tradicional é preciso acompanhar o mercado e estar um passo à frente das expetativas do consumidor.

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Jornalista: Ana Gaboleiro; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Rui Rodrigues

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