Kinda Home – uma marca inovadora em Angola

11 de Novembro de 2013 em Atualidade

Kinda Home – uma marca inovadora em Angola

Modernidade, qualidade e preços baixos… eis os 3 pilares desta “casa”!

“Tirando a qualidade, o bom gosto, o misto de cores, enfim…ainda tem a vantagem dos preços baixos, então isto é para os angolanos. Até tenho medo quando abrirem na segunda-feira se é que não vai acabar o stock… Porque os angolanos também gostam de viver bem, de ter boas coisas”. Foi desta forma que Nádia Silva, atriz angolana e embaixadora da nova marca Kinda Home, descreveu ao Imagens de Marca a nova loja especializada em mobiliário e decoração para a casa, no momento da inauguração em Luanda. As portas abriram ao público na passada semana… e o stock não terminou!

Kinda Home, uma nova casa angolana com certeza!

O Kinda Home posiciona-se como um conceito inovador no mercado angolano dentro da distribuição moderna. Uma marca que pretende democratizar o acesso dos angolanos a artigos para a casa de qualidade, com design e a um preço acessível. Na loja, situada na estrada de Catete de Viana, no novo complexo do World Trade Centre em Luanda, estão disponíveis ao longo dos cerca de 5 mil metros quadrados todo o tipo de produtos de decoração para a casa. Desde o mobiliário à loiça, todas as peças procuram diferenciar-se aliando o design moderno aos gostos e necessidades dos angolanos.

O atelier da designer portuguesa Joana Aranha assina o desenvolvimento dos produtos, criados após um exaustivo estudo de mercado, que procurou perceber como os angolanos vivenciavam as suas casas, que divisões mais privilegiavam e com que cores e padrões mais se identificavam. O resultado está à vista! Quem percorre a loja Kinda Home depressa se sente na casa de um angolano.

Os tons laranjas, amarelos e os brancos a contrastarem com os padrões de “animal prints” que forram as caixas de arrumação ou decoram os ambientes dos quartos e salas. Todo o branding foi pensado para o mercado angolano. A começar pelo nome: “Kinda” é o cesto que as mulheres angolanas carregam à cabeça. Esta é também a identidade visual da marca que aposta em termos cromáticos na cor de lilás, aquela que os angolanos mais associam à decoração da casa. As fardas e todo o packaging vestem-se da mesma linguagem estética. A própria loja traz para o seu interior um certo ambiente dos mercados de rua e informais (tão característico em Angola), com toldos a identificar cada uma das secções. Um trabalho profundo no estudo ao consumidor que se espelha ainda em toda a organização do espaço.

Os angolanos assim que entram na loja Kinda Home são convidados a conhecer os ambientes da sala, a divisória que estes mais valorizam nas suas casas, logo depois e seguindo a mesma lógica, o quarto, a área de banho e por fim o quintal (outro dos espaços mais destacados pelo consumidor na pesquisa de mercado), com toda uma oferta de artigos para o jardim. O Kinda Home integra também na sua oferta de serviços uma área dedicada à alimentação, o Kinda Food, um restaurante cafetaria concebido para o atendimento ao cliente que se desloca à loja.

Investimento ronda os 7,5 milhões de euros

O Kinda Home absorveu um investimento total de 10 milhões de dólares (qualquer coisa como 7,5 milhões de euros), contando com todo o projeto de branding, criação da loja e formação a todos os funcionários. A marca conseguiu gerar já nesta primeira fase mais de 100 postos de trabalho, entre empregados de loja e de logística, que asseguram também alguns dos serviços diferenciadores no mercado, como as entregas e montagens.

O Kinda Home garante preços competitivos através de uma gama alargada de mais de 4 mil referências, importadas de 30 países e fabricadas por 180 fornecedores. A loja de Viana que no primeiro semestre do próximo ano deverá aumentar a sua área de exposição para os 8 mil metros quadrados, é o primeiro espaço de um ambicioso plano de expansão para as várias províncias angolanas e não só.

O Kinda Home incorpora já uma vertente internacional no nome, com o objetivo de se expandir também para outras geografias. No plano de comunicação para 2014 a marca prevê várias campanhas de publicidade multimeios sobretudo no lançamento das duas grandes coleções, a de verão e cacimbo. A marca fez uma inauguração com pompa e circunstância, com a presença de Eugénia Silva, Administradora Adjunta do Município de Viana que cortou a fita, bem como de vários convidados de diferentes quadrantes da sociedade angolana e ainda com uma forte presença de vários órgãos de comunicação social do país, com todos os canais de televisão locais a dar cobertura ao evento.

Não perca a reportagem sobre esta nova marca angolana, numa das próximas emissões do Imagens de Marca.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/kinda-home-uma-marca-inovadora-em-angola/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.