I’M A BRAND:-) As marcas na “primeira pessoa”

9 de agosto de 2013

I’M A BRAND:-) As marcas na “primeira pessoa”

Acabou de nascer e já está a sorrir para o mercado! I’M A BRAND:-) a nova secção do site Imagens de Marca, traz aos marketeers e aos profissionais da comunicação, uma nova forma de se aproximarem do consumidor e dos seus públicos.

Com uma linguagem próxima, simples e muito simpática, esta sub-marca do universo Imagens de Marca nasce exatamente inspirada nas iniciais da marca (I e M) e numa linguagem cada vez mais universal, a digital. Prova disso é o sorriso que faz parte do seu ADN, um símbolo comum e global, que guarda em si uma personalidade positiva, tal como aquela que a secção quer criar e que o consumidor e a economia mundial tanto precisam…

A secção nasce de uma necessidade clara, sentida pela olhoazul, empresa que produz os conteúdos da marca multiplataforma Imagens de Marca para a SIC Notícias, para o Sapo e para a revista EXAME: “A redação do Imagens de Marca contacta, diariamente, com cada vez mais informação relevante para publicação nas suas diversas plataformas. Esta realidade constitui um desafio, uma vez que é nossa vontade contar mais histórias. E, tantas vezes com ângulos de visão interessantes que não cabem no formato de TV, mas que continuam a ser importantes para quem nos segue. Esta secção, é por isso a nossa resposta a uma necessidade que existe no mercado e que nós queremos satisfazer com o nosso know how, a nossa experiência e a nossa imagem de marca”, explica a Diretora e sócia fundadora da empresa, que é também o rosto do programa emitido na SIC Notícias, Cristina Amaro.

E assim nasceu o I’M A BRAND:-)

Foi no departamento de desenvolvimento de novos projetos da olhoazul que as iniciais do Imagens de Marca ganharam vida própria! Depois de tantas vezes usadas para brincadeiras entre a equipa, a olhoazul quis dar-lhes protagonismo. “Vamos ter muitas novidades na nova série com estas iniciais, que têm imenso potencial de criatividade… Para já, no site, onde criamos um espaço para que as marcas possam conversar na primeira pessoa com os seus públicos, faz sentido o I e o M se unirem com um sorriso, para convidar a audiência a conhecer as mensagens que elas têm para lhes fazer chegar”, refere Cristina Amaro.

João Marcos, assistente de Marketing da olhoazul, explica o conceito da secção:  “O objetivo é dar a conhecer os insights das marcas e dos profissionais do setor, dentro do território de Branded Contents que cada vez mais faz sentido para as marcas, com o acompanhamento e aconselhamento de profissionais desta área. As histórias ganham naturalmente espaço de destaque nos posts do Facebook do Imagens de Marca, abrindo os conteúdos à comunidade para que possam ser comentados, partilhados, ou simplesmente para que ganhem o Like e o Smile do consumidor”.

A vida das empresas, das marcas e dos profissionais do marketing vão passar assim a merecer destaque na seção IM A BRAND:-), “uma vida” que se adapta e é produzida à medida de cada marca.

A nova secção arranca com a estreia da ação de verão da Médis: “Médis Summer Tour’13”.

A caminho dos 10 anos de imagens de marca

Este espaço surge, também, numa altura em que o programa Imagens de Marca se prepara para celebrar 10 anos de existência, contabilizando os melhores resultados de audiências em toda a sua história.

Como refere Cristina Amaro, autora, pivot e diretora editorial do Imagens de Marca, “no total do seu universo de meios (TV/site e redes sociais), e até julho de 2013, este é o ano em que o programa chegou a mais espetadores na SIC Notícias (meio onde registou um crescimento superior a 20% face a 2012, com emissões muito próximas dos 280 mil espetadores) e a mais visitantes e “amigos” no mundo digital, através do nosso site e das redes sociais”.

São aliás as redes sociais e o site do programa as grandes revelações deste ano! A média mensal de visitantes do site cresceu mais de 80% e o número de pageviews cerca de 60%, demonstrando que diariamente milhares de pessoas, em vários países, visitam o nosso site para conhecerem a atualidade do setor”, lê-se no relatório sobre a evolução de resultados de 2013. (ver gráfico)

quadroaudiencias_2013

Uma evolução positiva acompanhada pela página oficial da marca no Facebook, que tem vindo a crescer a um ritmo alucinante no último ano, como refere o departamento de marketing: “Nas redes sociais a marca Imagens de Marca também tem feito uma evolução grandiosa. De 2012 para 2013 o número de amigos cresceu mais de 160%. De tal forma que somos hoje o meio de comunicação social especializado na área de marketing, branding, comunicação e gestão de marcas com mais amigos no facebook. O poder das redes sociais é atualmente muito grande. O consumidor está cada vez mais “social” o que obriga as marcas a estar mais atentas a esta realidade e a estar mais próximas dela”. (ver gráfico)

dados_FB_2013

Para Cristina Amaro estes resultados e a relevância que a marca “Imagens de Marca” ganhou no mercado, justificavam a criação da nova secção I’M A BRAND:-). “Foi com base nestes resultados e nesta realidade do mercado que juntei as equipas dos departamentos de marketing e de desenvolvimento de novos projetos para criar um novo espaço onde pudéssemos dar resposta a uma nova realidade. Por um lado, há cada vez mais propostas a chegar à redação do IM o que nos leva a ter de recusar muitos trabalhos por incapacidade de resposta do programa, que tem um tempo limitado em TV. Por outro, há um crescimento enorme no digital que prova maior apetência da audiência para o meio. E por último há um crescimento muito assinalável e relevante de amigos do programa, que formam cada vez mais uma comunidade. Tudo isto nos levou a pensar numa forma de dar resposta às solicitações e ao interesse da nossa audiência”.

Por se diferenciar do trabalho jornalístico, uma vez que este será o espaço em que são as marcas que falam na “primeira pessoa”, a sua designação é uma fusão das iniciais da marca “Imagens de Marca” e do “eu sou” em inglês, reforçando no título todo o seu conceito e promessa.

A marca já assumiu os códigos do meio onde irá viver, agora é o mercado que pode piscar o olho ao consumidor ;-)

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Maria José Martins

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