10 de junho de 2009

Histórias de Marca

                              
Frederick John Perry filho de trabalhadores do algodão nasceu em Inglaterra, em 1909, nos arredores de Manchester onde viveu os primeiros anos da sua vida no seio da classe operária do Noroeste. Assim começa a história de “Fred” como ficou conhecido, um pouco por todo o mundo, anos mais tarde. Falar de Frederick Perry implica falar da história do ténis mundial.


 


Frederick Perry mudou-se com a família para Brentham e foi aí que teve o primeiro contacto com o Ténis. A modalidade viria a mudar a vida do jovem que, cativado não só pelo jogo, mas também, pelas roupas brancas e imaculadas dos jogadores e pelos carros de luxo onde seguiam decidiu fazer do ténis a sua vida mudando mentalidades, já que este desporto era apenas praticado em Inglaterra pelos mais abastados.
Em 1929 e após se ter sagrado várias vezes campeão de ténis de mesa (outra das suas grandes paixões, Fred decidiu concentrar-se no ténis participando pela primeira vez no prestigiado torneio de Wimbledon.


 



Aos 27 anos Fred Perry já havia vencido três títulos seguidos em Wimbledon, venceu campeonatos nos EUA, e, apesar dos preconceitos sociais, Fred decidiu tornar-se profissional viajando para os EUA. Esta viagem viria a transformar a vida do jovem inglês humilde criado com a classe operária inglesa.
Em terras do “tio Sam”, o jovem jogador despoletou a sua faceta de espectáculo. Chegou a Hollywood e em pouco tempo celebridades como Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks ou Marlene Dietrich faziam já parte do seu círculo social.
Mas uma fatalidade viria a ditar o fim da carreira de tenista de Fred e a despoletar mudanças na sua carreira. Num jogo em Madison Square Garden, em Nova Iorque, o tenista partiu um cotovelo ficando, assim, impedido de continuar a jogar.


Fechava-se, assim, uma página no desporto para que o nome Fred Perry começasse a fazer correr tinta, agora, nas páginas da moda mundial…


 


No regresso ao Reino Unido, Fred encontrou-se com Tibby Wegner, um austríaco especialista em têxteis que mostrava uma fita para o suor a alguns jogadores americanos. Perry ouviu a conversa e desafiou Wegner a criar uma de acordo com uma ideia que há muito já tinha tido.
Desafio aceite. E assim, nascia em 1952 a Fred Perry Sportswear. Perry, muito sociável, promovia a marca e Wegner, homem de negócios, geria a etiqueta.  





 


 


Fred Perry: a marca que definiu o estilo de gerações  


Uma camisa desportiva, feita de algodão piquêt branco, com mangas curtas e botões á frente foi a primeira sugestão de Wegner. Assim que o modelo apareceu na televisão, todas as peças fabricadas foram vendidas em uma hora.


 


A fama destas peças Fred Perry mantiveram a sua popularidade até final dos anos 50 quando os “Mods” levaram a arte de vestir muitos passos mais à frente. A música, a arte e o design inspiravam o movimento urbano que desafiou Fred Perry a criar modelos de várias cores, fugindo ao popular top branco levando, assim, a marca do desporto para as ruas.
Contudo, o “Fred”, apelido dado ao pólo brando de piquêt, continuava a marcar a forma de vestir da classe operária e passado de geração em geração. 
Sucessivas subculturas abraçavam o look Fred Perry. Mods, Skinheads, Suedeheads e os conhecidos por “Perry Boys” assinaram a célere ascensão da marca inglesa e lançaram nas bocas do mundo o “estilo Fred Perry”.


 



Os anos 80 e o início dos anos 90 foram conturbados para o mundo da moda. As novas gerações viravam-se contra as grandes marcas e importavam o estilo desportivo. Mas a Fred Perry parece ter tido sempre um lugar especial no coração destes jovem que se mostravam com vontade de transportar o logo Fred Perry. E foi assim que o pólo Fred Perry conquistou a moda urbana. Tinha história, substância, estilo e representava algo de profundo numa cultura virada para a superficialidade, diziam as novas gerações.


 


Em meados dos anos 90, Fred Perry posicionava-se como uma marca contemporânea com uma herança musical e desportiva. A distribuição da marca era muito controlada e novas áreas foram nascendo como a roupa para mulher, calçado e acessórios de moda. Uma importante colaboração com a famosa Comme des Garçons ajudou a marca a dialogar com os grandes retalhistas de moda e a tornar a marca numa insígnia mundial.


 


 


Mais de 50 anos depois…   


Hoje a Fred Perry chega todas as estações às passerelles, com colecções lideradas por uma equipa de designers de moda que reinventam o estilo original Fred Perry e tornam intemporais algumas das peças da marca.
Em termos culturais, a marca mantém-se fiel à moda urbana e aos apaixonados pela música promovendo novas bandas do Canadá ao Japão.
Mas o desporto, que tornou famoso o homem que dá o nome á marca não foi esquecido. A Fred Perry é parceira de Andrew Murray, o jogador com mais sucesso desde Perry e patrocinadora oficial da Urban Cup, de ténis de mesa.


 


Presente em mais de 14 países com lojas The Laurel by Fred Perry e Fred Perry “Authentic”, a marca está disponível em lojas próprias e multimarca, movimentando hoje dezenas de milhões de euros.
A celebrar os 100 anos, caso Fred Perry estivesse vivo, a marca deu inicio a várias actividades.  Uma edição especial dos famosos pólos piquêt com um logótipo maior que contem a inscrição “100”; o livro “Icon” que também celebra os cinquenta anos da marca ou a colecção do estilista belga Raf Simons que estará presente em lojas seleccionadas, em Agosto e que consiste numa interpretação moderna de um fato Fred Perry clássico, usado originalmente por Fred em 1947; ou o site criado pela marca para celebrar o centenário – www.fredperry100years.com


 


Para a marca, a “coroa de louros”, símbolo reconhecido mundialmente e associado à casa inglesa, “continua a ter um lugar especial nas emoções de todos os rebeldes modernos do dia-a-dia, com ou sem causa, de Amy Winehouse a Kanye West. Um bom “serviço” que marcou para sempre os “courts” da moda mundial.


 


Veja algumas das imagens que marcaram a história de Fred Perry aqui.    

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasFrederick Perry deixou a sua marca no desporto mundial. O ténis levou o rapaz inglês de origens humildes para as bocas do mundo e do legado, fica também hoje uma marca que transporta os valores do seu fundador há mais de 50 anos.

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