24 de setembro de 2008

Histórias de Marca

 


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No interior das montanhas, nas terras altas da Escócia, Turret, um lago com quase cinco quilómetros de cumprimento, assume-se como um marco na história do uísque mais vendido do país. O nevoeiro e o silêncio que pairam sobre o Turret não escondem lendas como a de Loch Ness, mas é nas suas margens que a habita a famosa perdiz vermelha. Não é por isso de estranhar que seja no vale por onde correm as suas águas que esteja instalada a Glenturret Distillerys, a mais antiga destilaria escocesa.


 


Visitar um dos locais mais húmidos do Reino Unido, transporta-nos para o século XIX, a época em que o “nariz apurado” de Matthew Gloag lhe permitiu apostar na produção da bebida mais consumida pelos caçadores e pescadores que se deslocavam a Glenturret.


 


Entre os escoceses é hábito comentar-se que, devido ao clima chuvoso e às terras montanhosas, o consumo moderado de bebidas alcoólicas se torna necessário.


 


“Matthew Gloag reconheceu que era uma oportunidade para atingir os consumidores de uísque. Inspirou-se na ave escocesa mais famosa, o Grouse, e deu o seu nome ao uísque”, explicou Jeremy Speirs, Director-geral da The Famous Grouse Experience, durante a visita a Glenturret.


 


O negócio iniciou-se na cidade de Perth com a “Wine & Spirits Merchant”, uma pequena mercearia que, passados dois séculos, deu lugar a um restaurante que preserva alguns dos elementos originais da antiga loja de Gloag. Mas foi a partir de 1905 que, pelas mãos dos herdeiros, o Famous Grouse começou a ganhar notoriedade. Em 1970, a quinta geração da família acabou por vender o negócio do uísque à Highland Distillerys que, anos mais tarde, comprou a mais antiga destilaria do país.


 


 


 


Uma casa de experiências


 


Num país fortemente marcado pela indústria do uísque, a Glenturret Distillery é um dos muitos atractivos da Escócia. No ano passado mais de 100 mil turistas visitaram a destilaria que, hoje em dia, dá continuidade ao negócio fundado por Matthew Gloag.


 


Por ser considerado um local carismático para a marca, o grupo Highland criou, em 2002, a The Famous Grouse Experience, uma casa onde os turistas podem conhecer um pouca da história e tradição.


 


Segundo Jeremy Speirs, “quem se desloca à Escócia quer experimentar uísque. Existem milhares de pessoas ligadas a esta indústria que representa uma grande parte da cultura do país”. “Bebemos um gole de uísque a cada três segundos, por isso percebemos e gostamos do nosso uísque”, explicou.


 


Fora da experiência ficam os segredos por detrás do uísque mais vendido na Escócia nos últimos 27 anos e que conta com uma quota de mercado superior a 50%.


 


“Temos a sorte de ter dois dos melhores ingredientes que fazem parte da mistura do Famous Grouse, o The Macallan – considerado o Rolls Royce dos uísques – e o Highland Park. Estes dois ingredientes junta-se a muitos outros para fazer uma mistura única”, afirmou Jeremy Speirs.


 


 


A internacionalização da perdiz



Em 1920, a famosa perdiz vermelha voou mais alto e começou a apresentar-se aos mercados internacionais. Actualmente, o Famous Grouse é uma marca global. Exporta para mais de 100 países, entre os quais Portugal que representa o quarto maior mercado, depois do Reino Unido, Estados Unidos e Grécia. Das dez variedades de uísque, o Finest é o mais vendido com uma quota mercado, dentro dos uísques novos, de 17,3%.


 


Apostado em transmitir uma imagem consistente e em elevar os índices de notoriedade do ícone, a Famous Grouse tem como grande objectivo aumentar o volume de negócio além fronteiras e, na Escócia, conquistar os consumidores mais novos.


 


“A nossa população está a envelhecer por isso é importante para nós entrar numa faixa etária mais nova. Provavelmente 80% dos nossos consumidores têm mais de 55 anos. Isso para nós é um grande desafio, podemos apresentar novos produtos para encorajar o grupo dos 35 aos 55 anos”, atestou o Director-geral.


 


O lançamento de cocktails como o Ginger Gouse e o Grouse and Apple ou novos produtos como o Black Grouse fazem parte da estratégia da empresa para conquistar novos hábitos de consumo e assim alargar a carteira de clientes.


 


No último ano, a Highland Distillerys vendeu mais de 3,3 milhões de caixas do uísque.


 


 


 


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasMarcas de Família: Famous Grouse nasceu há mais de 200 anos

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