10 de setembro de 2008

Histórias de Marca

Vídeo: Madonna criou uma linha de roupa e acessórios para a marca H&M. A colecção by Madonna foi lançada em Março de 2007 e espelha o estilo da diva da pop. O filme foi dirigido pela própria cantora.


 


 


A estratégia é arriscada para a maior parte das marcas, mas não para Madonna. A cantora demonstrou nos últimos vinte anos que implementar um estilo novo e alterar a identidade vezes sem conta pode ser uma óptima forma de manter uma marca relevante para o consumidor. A rainha da pop vem a Portugal apresentar um novo rebranding, que é como quem diz o novo álbum.


 


 


Em Hard Candy, o novo álbum lançado este ano, Madonna regressa ao antigo e saudoso pop dos anos oitenta. A digressão mundial iniciada em Agosto promete ultrapassar o recorde da  tournée “Confessions Tour”, feita há dois anos, durante a qual a cantora arrecadou 200 milhões de dólares. Para já, Hard Candy detém o recorde de maior venda de bilhetes em menor tempo: cerca de 50 mil bilhetes em apenas 29 minutos. Um número impressionante mesmo para a cantora mais bem paga do mundo, segundo o livro Guinness.


 


A versatilidade de Madonna ficou comprovada cedo. Com um QI de 140 e obrigada pela família a ter nota máxima na escola, Madonna Louise Veronica Ciccone Ritchie, nome de baptismo, fez parte da equipe de cheerleaders durante o secundário e abandonou o curso de dança na Universidade do Michigan para, com apenas 35 dólares no bolso, mudar-se para Nova Iorque. O objectivo era o de seguir uma carreira de bailarina.


 


Desde o lançamento do primeiro álbum em 1982, já vendeu mais de 280 milhões de cópias e 160 milhões de singles no mundo inteiro. O sucesso é também explicado pela capacidade de inovar, quer no que diz respeito à produção artística, quer no que diz respeito à imagem que apresenta aos fãs. Só no concerto em Lisboa a artista irá mudar oito vezes de roupa e foi através da provocação que alcançou a fama. O Imagens de Marca mostra-lhe as diferentes faces desta marca que já foi sexy, bissexual, ortodoxa, pacifista, country, romântica, mãe, produtora cinematográfica e até escritora de contos infantis. Madonna chega aos cinquenta anos sempre controversa.


 


 




























Madonna lança o seu primeiro álbum aos 25 anos.

Uma das suas imagens de marca é o facto de, a cada trabalho novo, tentar tirar a igreja católica do sério. O seu segundo álbum, Like a Virgem, foi lançado em 1984 e foi apresentado nos MTV Video Music Awards com Madonna a surgir de dentro de um bolo vestida de noiva.


Com Like a Prayer (1989), Madonna tenta testar os seus limites ao envolver-se romanticamente com um santo negro numa igreja ou ao dançar tendo como pano de fundo cruzes queimando, numa alusão ao Ku Klux Klan. A polémica fez com que a Pepsi cancelasse um anúncio que tinha gravado com a cantora.


No início dos anos noventa, a cantora aposta na vertente sexual da sua imagem e da sua música. Em 1992, publica o livro Sex, onde é fotografada nua sozinha ou com celebridades como Isabella Rossellini e Naomi Campbell. Ainda no mesmo ano, lança um novo disco, Erotica, igualmente controverso devido ao seu carácter erótico.


Evita foi o filme mais emblemático da cantora. Madonna venceu o Globo de Ouro pelo seu desempenho como actriz e um Oscar de melhor canção original por You must love me, escrita especialmente para o filme. Mas também se tornou produtora cinematográfica e participou no festival de Berlim deste ano, exibindo o seu primeiro filme, Filth and Wisdom.


Influenciada pela previsível invasão do Iraque, Madonna lança American Life em 2003, um álbum com uma mensagem política e crítica e uma imagem inspirada no Che Guevara. O vídeo do primeiro single, “American Life”, foi proibido de passar na televisão um dia após o lançamento pela própria cantora, dado o tom bélico que tinha.

Em Portugal, os 75 mil bilhetes disponíveis para o concerto de dia 14 no Parque da Bela Vista desapareceram em seis dias. A tournée Stick & Sweet começou no dia 23 de Agosto e promete ficar para a história como a digressão mais rentável de sempre.

Da música e do cinema para a moda, Madonna criou uma linha de roupa e acessórios para a marca H&M. A colecção by Madonna foi lançada em Março de 2007 e espelha o estilo da cantora (vídeo em destaque).

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Comentários (1)

  1. Ela canta sim e muito, mais ningue9m consegue canatr e dane7ar igual ela dane7a ao mesmo tempo. Je1 que? vocea e9 o todo poderoso posta um video seu cantando e dane7ando igual ela.Desafina que as criticas vao vim idiota = Robertojunior30Leandrosfc1986 = Se quem gosta dela e9 viado ente3o pque vocea postou aqui, quer dizer ke vc mesmo ta se entregandoo .. HUMMMM BOIOOLAA

    por: Areli,

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