Guimarães no Top

20 de março de 2012

Guimarães no Top

Com Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 arrancou na internet o Top Guimarães, um projeto que pretende dar a conhecer o turismo de Guimarães e dinamizar a cidade berço da nação enquanto marca.

Em dois meses e meio este site revela os seus números: mais de 50 países visualizaram mais de 30 mil páginas; Portugal, Brasil, Itália, Espanha e Estados Unidos são os 5 países que registam mais visitas; mais de 500 utilizadores já acedem ao Top Guimarães através dos seus telemóveis ou tablets;  cada visitante passa em média por 4 páginas; e mais de 1700 pessoas já viram os vídeos TOP Guimarães.

Estes dados foram avançados ao Imagens de Marca por Bruno Cunha, co-fundador do Top Guimarães, que explica em entrevista o conceito e objetivos do projeto que pretende levar Guimarães além fronteiras.  

 

Imagens de Marca (IM) Como surge a ideia e qual o conceito?
Bruno Cunha (BC): TOP Guimarães nasce como resposta a um conjunto de necessidades que observamos no mercado e que apesar de distintas originaram um projecto que visa ser um contributo para o turismo de Guimarães, elevando a marca da cidade. Destaco a necessidade de crescimento (face ao seu potencial) e importância estratégica do Turismo ao nível local mas também nacional. A necessidade de criar uma solução que promova globalmente os atores do turismo de Guimarães, comércio e atracções. A necessidade de informar mais e melhor o potencial visitante que hoje planeia antes de viajar, mas também, elevar as suas experiências e oportunidades ao visitar Guimarães.
Sabíamos que a internet seria o espaço primordial para darmos resposta a todas as necessidades, mas também, uma oportunidade para estimular a sinergia e o funcionamento em rede entre todos os membros participantes, uma vez que esta é sem dúvida uma forma bastante mais eficaz de comunicar na internet. Desde o início, nunca procuramos ser mais um website ou directório, mas sim, o melhor parceiro de comunicação digital para todos os membros. Acreditamos que podemos fomentar a sua inovação e modernizar a sua comunicação, contribuindo para melhorar a forma como Guimarães vive na internet.
Do ponto de vista do visitante, sabíamos que hoje grande parte de nós tende a planear uma viagem antes de sair de casa. O turista procura saber quais são os melhores locais a visitar numa cidade, assim como, experiências que não pode deixar de vivenciar, ou oportunidades que irão elevar a qualidade da sua viagem. Procurando permitir ao visitante tomar as melhores decisões, criamos uma plataforma onde pode planear toda a sua visita, sem ter que recorrer a qualquer fonte externa. Objectivamos que num só sítio, qualquer pessoa encontre toda a informação de que necessita para planear a sua visita na íntegra a Guimarães.

IM: Como funciona?
BC: No website TOP Guimarães criamos ferramentas que permitem que tanto os membros, como visitantes satisfaçam as suas reais necessidades. Capacitamos cada membro de um conjunto de conteúdo e ferramentas efectivamente úteis, que qualquer utilizador pode experimentar, mas também, incluímos na plataforma outros conteúdos de interesse para quem visita Guimarães, como agenda de eventos, notícias, mapa e outras novidades exclusivas como entrevistas, vídeos, reportagens, entre outros.
Cada membro é apresentado de uma forma completa, sem que qualquer elemento que o identifica, distingue ou diferencia tenha sido esquecido, mas é efectivamente o utilizador através da interacção que desenvolve, que permite que outros conheçam cada vez mais o melhor de Guimarães. Pretendemos ser a ponte entre o potencial visitante e todos os membros participantes, mas também criamos a possibilidade de qualquer um de nós poder obter uma opinião imparcial e verdadeira, sobre a avaliação que outros visitantes fazem aos espaços a visitar.
Ao votar, comentar ou partilhar com outros utilizadores, o visitante está para além de deixar a sua opinião, permitir que outros obtenham sugestões que irão melhorar a sua visita a Guimarães. Esta acção terá também como consequência, fazer com que os inúmeros serviços de Guimarães percebam o que o visitante aprecia e procura. Se por um lado ajuda a quem presta o serviço obter conhecimento com vista a melhorar a oferta, por outro lado, também faz com que essa nova oferta eleve as oportunidades do visitante.

IM: Quando arrancou e quanto tempo demorou a pôr o projeto a funcionar?
BC: Podemos considerar que o projecto começou a ser trabalhado desde Setembro de 2011 e está online desde o dia 1 de Janeiro de 2012. A observação das necessidades e a formulação da ideia é algo que já tinha vindo a ser pensada, contudo, foi apenas em Setembro do ano passado que existiu a tomada de decisão de concretizar a ideia. Após essa decisão, definimos estratégias e metodologias a adoptar e começamos a trabalhar com o objectivo (alcançado) de ter o projeto ao acesso de toda a comunidade, no primeiro dia do ano em que Guimarães é Capital Europeia da Cultura. Este facto é sem dúvida uma oportunidade para o projecto, contudo, a TOP Guimarães é projectada para o futuro e pretende ser uma referência na forma como as cidades, seus serviços e atracções vivem na internet. Actualmente estamos bastante atentos às interacções e reacções dos visitantes e continuamos a trabalhar com vista a melhorar e criar novas e mais adequadas estratégias e ferramentas. Para além do trabalho desenvolvido com vista a optimizar o website em si, continuamos a contactar e estabelecer parcerias com antigas, mas também recentes organizações locais para que a TOP Guimarães seja uma referência para a cidade de Guimarães e um motivo de orgulho para os vimaranenses. Apesar de ser um projeto digital mantemos um contactos muito próximo e pessoal tanto com os membros participantes, como com outros parceiros para quem a TOP Guimarães é um projecto atractivo. Temos vindo a estabelecer contacto com várias organizações quer locais, mas também de outras cidades, o que prova que esta é uma solução para o interesse, mas também do interesse de outras cidades portuguesas, que apresentam um enorme potencial para ser divulgado globalmente e inúmeras razões para serem visitadas.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
8 votos
Loading ... Loading ...
Teresa Salvado

Comentários (1)

  1. In my opinion you are mistaken. I can prive it. Write to me in PM, we will talk.

    hpixel

    por: icon design,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.