Euro 2012: as marcas mais associadas

21 de Junho de 2012 em Atualidade

Euro 2012: as marcas mais associadas

Coca-cola e Adidas são as marcas mais associadas ao Euro 2012 pelos consumidores. Segundo o estudo “Euro 2012 – pre event impact report” , desenvolvido pela OMD, Omnicom Media Group, estas duas marcas patrocinadoras do campeonato europeu de futebol são recordadas, respetivamente, por 47% e 44% dos consumidores.

Também a McDonald’s, segundo este estudo, obteve um bom desempenho (37%), tendo a Nike, embora não seja patrocinadora oficial do evento, conquistado o quinto lugar do ranking.

No que diz respeito à forma como as marcas se adequaram ao Euro 2012, Adidas (88%), Sony (77%), Playstation (77%), Canon (75%) e Coca-cola (73%) foram as mais bem sucedidas junto dos fãs.

Quando se perguntou ao público qual a atividade de patrocínio mais recordada, as campanhas de televisão da Hyundai-Kia, Coca-Cola, Adidas e Carlsberg destacaram-se, atingindo resultados de recordação entre os 49% e 68%.

O estudo, que também analisou os temas sobre os quais os fãs falam em redes sociais, como é que seguem os jogos, e como as novas tecnologias estão a ganhar importância na relação dos fãs com o futebol, indica que a televisão é o principal meio escolhido para seguir os jogos, ao conquistar a preferência de 92% dos inquiridos.

No entanto, este inquérito revela que a internet está a ganhar um papel cada vez maior no momento em que os fãs querem conhecer os resultados da competição, uma vez que 22% tenciona atualizar-se através de sites de desporto e 10% mostra interesse em seguir a competição no Facebook.

Os fãs portugueses são aqueles que mais utilizam a internet (71%) para seguir o campeonato, à frente dos apoiantes das seleções polaca, russa, italiana e checa.

Cristiano Ronaldo é o jogador mais influente nas redes sociais a nível europeu, ao registar na sua página de Facebook mais de 10 milhões de “likes” e ao ser seguido por mais de 10 milhões de pessoas no Twitter.

O capitão nacional deixa para trás jogadores como Wayne Rooney, Iker Casillas, Cest Fàbregas e Gerard Piqué.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/euro-2012-as-marcas-mais-associadas/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.