Estratégia digital é sinónimo de melhores resultados

9 de outubro de 2012

Estratégia digital é sinónimo de melhores resultados

As empresas que definiram uma estratégia digital apresentam melhores resultados e maiores níveis de satisfação. Esta é uma das conclusões do estudo Digital Marketing Portugal realizado entre julho e setembro pela Karma Network e pela ACEPI, que revela que um terço das empresas portuguesas tem uma estratégia digital claramente definida e partilhada na organização e a maioria dispõe de um direcionamento estratégico.

Através deste estudo, que contou com a participação de 130 empresas, chega-se à conclusão de que, na generalidade, as empresas portuguesas desenvolvem ações de marketing digital tendo em vista dois grandes objetivos: comerciais e de comunicação.

Por um lado, as entidades procuram notoriedade (76%), posicionamento (68%) e engagement com os utilizadores e clientes (65%). Por outro, e a nível comercial, a empresas querem no digital gerar vendas (50%) e leads (63%), isto é, pedidos de contactos, de propostas comerciais, que impliquem a transmissão de dados pessoais à empresa para uma eventual venda futura.

Na análise levada a cabo é perceptível, em grande parte das empresas, uma crescente importância das vendas on-line. “Do universo de empresas entrevistadas quase metade tem vendas on-line e com um impacto nas vendas totais cada vez maior. Em 53% dos casos, o e-commerce representa até 5% das vendas totais e em 10% dos casos representa já mais de 30% das vendas totais. Já entre as empresas que ainda não recorrem a esta ferramenta, o principal obstáculo ou desafio identificado é a questão logística”, explicam os responsáveis pelo estudo.

No que diz respeito ao investimento, as empresas dedicam em média 15% do seu orçamento de marketing ao digital. O investimento é canalizado, sobretudo, para websites (31%), seguindo-se os motores de pesquisa (18%), redes sociais (15%) e web display (11%). 8% alocam o investimento na definição da estratégia digital.

Quanto ao futuro, e porque os utilizadores dedicam cada vez mais tempo ao mundo digital, 75% das empresas tem a intenção de reforçar o seu investimento nesta área, nomeadamente em mobile marketing, “fruto da massificação dos smartphones”, e nas redes sociais.

Uma intenção que pode ser já hoje comprovada pelo facto de 82% das entidades estarem presentes neste tipo de plataformas, com mais de metade a marcar presença em mais do que uma rede social. Para a maioria das empresas, o objetivo é criar comunidades de fãs e estabelecer contacto com eles, e para 42% o intuito é gerar resultados comerciais, através da angariação de leads e vendas.

No Facebook, por exemplo, as funcionalidades mais utilizadas pelas empresas são o Facebook Ads (anúncios de publicidade) e os concursos e promoções.

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Francisco Branco

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