4 de setembro de 2008

Dossiê

E ainda:


A marca no Museu da Publicidade, aqui.


 


Os saltos do Sapo têm levado a empresa longe. Quem acompanhou o processo desde o início garante que nada foi feito sem muita carolice. Agora, com cerca de 900 mil utilizadores únicos e mais de 20 milhões de páginas vistas diariamente, o Sapo viu as receitas publicitárias da empresa cresceram na ordem dos 40 por conto em 2008, empurrando o valor da facturação nesta área para os 17,5 milhões de euros. Para 2009, o portal é mais ambicioso e prevê um novo aumento, elevando as expectativas de facturação para os 21 milhões de euros.


 


Ocupando uma posição de relevo no Alexa (uma referência sobre a evolução das audiências na internet), o portal está no Top500 mundial, apesar de actuar num país que tem apenas 0,16% da população do mundo. É também o único site português presente no Web Trend Map, que identifica os 300 sites mais relevantes mundialmente.


 


O compromisso da empresa tem sido o da inovação, que se materializa no mote de lançar um novo produto ou serviço quinzenalmente. 2008 foi o ano da primeira série de ficção criada para multiplataforma, o T2 para 3, mas também do nascimento dos Incorrigíveis, que juntaram no mesmo espaço todos os grandes comediantes portugueses da actualidade, ou do À lei da bola, o primeiro magazine desportivo na net. O portal ganhou ainda novos canis temáticos,  como o Fama e o Sabores.


 


 


Da Cruz Vermelha Portuguesa até às Produções Fictícias, passando por diversos órgãos de comunicação social, os parceiros de conteúdos do portal são muito diversificados. Um espaço que une o vídeo, à imagem, ao texto, ao entretenimento, à informações noticiosa e de utilidade. E quando tudo parece estar feito por cá, a empresa vira-se para o exterior. Depois de Cabo Verde e Angola, Moçambique está na mira e a empresa já encetou negociações no Brasil, prevendo diversas parcerias no âmbito dos conteúdos com os maiores órgãos de comunicação brasileiros. Uma história de sucesso feita aos saltos.


 




























A História do Sapo

1996



O SAPO, Servidor de Apontadores Portugueses, nasceu no dia 4 de Setembro de 1995 na Universidade de Aveiro, lançado por seis membros da equipa do Centro de Informática da Universidade. O nome surgiu a partir da sigla do serviço SAP, Servidor de Apontadores Portugueses.


1997



Em 1997, o Sapo começa a ter uma exploração comercial, tendo deixado a Universidade, torna-se propriedade da empresa Navegante. Foi o ano em que foram vendidos os dois primeiros banners do site por 1000 contos/mês.


1998



Em Setembro de 1998, o Sapo é comprado pela Saber & Lazer – Informática e Comunicação, SA, criada no Verão de 1998. Esta empresa fez um forte investimento nas áreas de produção e diversificação dos conteúdos e serviços, tecnológica, recursos humanos e planeamento estratégico. 

Foi também neste ano que os serviços de e-mail gratuito e o shopping virtual foram lançados.


1999



Em Abril de 1999, o Sapo é apresentado como o primeiro portal em língua portuguesa no Internet World 99.

Para responder ao tráfego crescente gerado pelo seu novo posicionamento foi celebrada, ainda nesse ano, uma parceria com a Telepac, que passou assim a ser o novo Internet Service Provider do SAPO. Nesta altura o portal detinha uma posição de liderança absoluta.


Já em Setembro de 1999, a PT Multimédia – Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A. adquiriu 74,9% do capital da Saber e Lazer, com opção de compra do remanescente. Em Março de 2000, essa participação foi transferida para a PTM.com. O SAPO passou, desta forma, a ser o portal do Grupo Portugal Telecom.


2000



 


O ano de 2000 foi o primeiro do sapo.pt sob a gestão da PTM.com. Um período marcado pelo reforço da posição do portal como líder no mercado português.


2001



A PT Multimédia passa a integrar a Lusomundo.net, da qual faziam parte publicações como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias, assim como os cinemas Lusomundo.


2002



 


Em Outubro de 2002, A Portugal Telecom, SGPS, S.A. anunciou a aquisição das actividades de Internet e Páginas Amarelas da PT Multimédia, comprando 100% do capital da PT Multimédia.com (empresa que integrava o portal SAPO e o ISP).














2003


A banda larga explode e o portal é obrigado a profissionalizar-se mais e mais.

2004


 


Em  Dezembro de 2004, ocorre a fusão, por incorporação, da Saber & Lazer na PT.Com – Comunicações Interactivas, SA. Já em 2006, surgem o Sapo Vídeos e o Sapo Local.


2007



As receitas de publicidade aumentaram 53% neste ano. Foi também em 2007 que o Sapo começou o seu processo de internacionalização. Neste momento, o portal já tem uma versão em Cabo Verde e Angola, estando a abertura do Sapo Moçambique para breve. 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasO sapo mais famoso do país soprou 13 velas. 

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Comentários (1)

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    por: tom,

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