21 de março de 2011

Dossiê

O Dia Mundial da Água foi comemorado esta semana. Tendo em conta os alertas que têm sido dados no sentindo de termos que preservar este recurso natural, sob pena de em poucos anos o planeta não ter água potável, o Imagens de Marca foi falar com as empresas distribuidoras de água engarrafada. Quisemos saber que políticas de sustentabilidade ambiental estão a implementar para proteger este recurso natural, que é ao mesmo tempo a sua matéria prima.


 


Falámos com os resposáveis da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (Luso) e da Unicer (Vidago, Caramulo, Vitalis e Água das Pedras). O IM tentou também falar com o Grupo Sumol-Compal, que detém a marca Serra da Estrela, mas não obtivemos resposta até ao fecho da notícia.



 







Sociedades Central Cervejas e Bebidas


Luso
Júlio Cabral, SAL Plant Manager


 


“A Sociedade da Água de Luso, S.A. promoveu, numa 1ª fase (décadas de 80 e 90), estudos geológicos e hidrogeológicos, destinados à fundamentação de propostas de “Plano de Exploração”  e de “Perímetro de Protecção”, poderosos instrumentos de gestão e protecção do recurso hidromineral.


 


O Plano de Exploração é a figura legal destinada a estabelecer limites à exploração de cada captação, tendo como objectivo central a preservação, quantitativa e qualitativa, do recurso hidromineral.


 


O Perímetro de Protecção é um poderoso instrumento de defesa da integridade qualitativa do recurso. Estabelece zonas de protecção, rigorosamente definidas no espaço, no interior das quais se efectua uma vigilância permanente.


 


Em resultado desses estudos, foi possível estimar o volume de recursos cedíveis pelo aquífero mineral (volume anual renovável), em cerca de 30% da precipitação média anual caída na Serra do Buçaco.


 


Foram então estrategicamente instalados dispositivos de registo permanente de precipitação, que permitem, de forma actualizada para cada ano hidrológico, estimar o volume de água mineral susceptível de exploração, sem risco de comprometer a renovabilidade do recurso.


 


Para controlo das extracções de água mineral e garantia de contenção da exploração, abaixo do limiar de segurança estudado, cada captação tem instalado um caudalímetro.


 


Dado que a extracção da água é feita por artesianismo natural repuxante, é também regularmente avaliada a pressão do aquífero.


 


A água das captações licenciadas e em exploração é controlada, em duas vertentes principais: físico-química e bacteriológica. Diariamente, são monitorizados o pH, condutividade, temperatura e indicadores microbiológicos. Quinzenalmente, realizam-se análises físico-químicas resumidas à água mineral das captações, para garantia da sua estabilidade; estes controlos evidenciam, indirectamente, o equilíbrio entre a exploração e a reposição.


 


Projectos de Optimização da utilização da água


- Campanhas de sensibilização dirigidas aos colaboradores, fazendo benchmark das melhores práticas da industria e estabelecendo KPI para avaliação mensal dos consumo global das instalações e integrando este indicador nos objectivos de desempenho individual.


 


- Monitorização do consumo de água, instalando caudalimetros em todos os circuitos de consumo.


 


- Utilização da água de enxaguamento das garrafas no processo de lavagem de grades.


 


- Utilização da água do enxaguamento final das lavadoras na pré lavagem das embalagens.


 


 - Sempre que possível, os CIP´s devem funcionar em circuito fechado.


 


- Nas linhas PET, em que as garrafas têm que ser enxaguadas, a água de enxaguamento é recuperada.
 


- A utilização de água da chuva deve ser equacionada e usada, por exemplo, para lavar o chão, para uso nos sanitários e para a rega de jardins.


 


 







Unicer 


 Vidago, Caramulo, Vitalis, Água das Pedras


 


“A Unicer tem uma forte política de Responsabilidade Social, desenvolvendo a sua actividade em pleno respeito pelo Ambiente. Somos uma empresa cada vez mais eco-eficiente ao longo do processo de gestão de toda a cadeia de valor. Pautamos a nossa actuação através de um rigoroso e exigente conjunto de linhas orientadoras com vista a criar mais valor com menor impacto ambiental: desenvolvemos a componente ambiental no sistema integrado de gestão da Unicer; promovemos a gestão sustentável da água e a utilização racional da energia; asseguramos a gestão rigorosa dos resíduos; e promovemos o desenvolvimento sustentável das melhores embalagens.


Considerando a temática em causa, podemos nomear alguns projectos directamente ligados ao consumo eficiente da água, e, que de forma transversal, têm relação com os outros pilares da estratégia de sustentabilidade acima referidos. 


- O Projecto EnSave, que assenta nas boas práticas de laboração industrial e na introdução de alterações no processo produtivo, gerando poupanças significativas em electricidade, água e no consumo de dióxido de carbono.


- O programa de tratamento de águas residuais que promove a eficiência nas ETARS e aumentos na taxa de valorização dos resíduos.


- O Programa de Desenvolvimento de Embalagens que promove, entre outros aspectos, a redução gradual e sustentada do peso das garrafas de água engarrafada. Isto significa índices de melhoria contínua ao longo de toda a cadeia logística, como efectivos ganhos ambientais, energéticos e económicos.


Julgamos importante mencionar que a nossa primeira prioridade nas águas engarrafadas é preservar o alimento valioso que é a água mineral e de nascente, desde que é captado até que chega ao consumidor. As nossas águas são exclusivas, com uma composição única em todo o mundo, e por isso muito valorizadas. Este é um dos nossos negócios core no qual apresentamos um conjunto de competências que nos distinguem no mercado, tais como o facto de determos a principal marca das águas com gás, a Água das Pedras – que dá nome à categoria – e a marca líder do canal Horeca nas águas lisas, a Vitalis”.


Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (1)

  1. Personal messagesat all today send?

    hpixel

    por: icon set,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.