Como se celebra 325 anos de uma marca?

7 de Abril de 2017 em Atualidade,Entrevistas

Como se celebra 325 anos de uma marca?

Não são muitas as marcas que se podem dar ao luxo de celebrar 325 anos de história, mas a Taylor’s pode e para assinalar a efeméride a marca juntou-se ao navegador Ricardo Diniz para recriar a primeira exportação de vinho do Porto que será embarcado em Vila Nova de Gaia com destino a Londres. A marca realizou esta semana em Lisboa uma cerimónia em que batizou a embarcação que o velejador português ira levar até Londres.

“93% do que vendemos ainda é exportação” – refere Adrian Bridge, diretor geral da Taylor’s, em declarações ao Imagens de Marca. “Na realidade o nosso mercado principal ainda é o Reino Unido” – acrescenta – “e agora com os nossos 325 anos nós decidimos fazer a simulação do nascimento do nosso negócio, em 1692 nós levávamos cascos de vinho do Porto diretamente para Inglaterra. Para celebrarmos esta data contámos com o velejador Ricardo Dinis para fazer esta viagem que era feita há 3 séculos atrás”.

Adrian Bridge: “Ele [Ricardo Dinis] é o primeiro velejador português que vai estar envolvido nesta regata, digamos, e é um desafio grande porque ele vai estar a navegar contra o vento. É um desafio de 3 semanas, sozinho, dentro de um barco. E o que nós fizemos hoje foi o batismo da embarcação, ele só parte no fim de maio. Do nosso ponto de vista esta é uma ótima maneira de celebrar os 325 anos assim como o nosso negócio aqui em Portugal, porque somos uma empresa de exportação. Portugal é um país marítimo, sempre com visão externa e a ligação entre o país e Inglaterra é uma das ligações mais fortes e mais antigas. Há poucas empresas à escala mundial que não têm a capacidade de celebrar 325 anos e nós temos a sorte de haver muita procura por este tipo de vinho”.

IM: Nas celebrações dos 325 anos nota-se que a tradição é um elemento que identifica o vosso negócio. O que fazem para continuar a inovar sem perder a tradição?

Adrian Bridge: Lançámos novos estilos do vinho do Porto, e hoje em dia vendemos o nosso vinho do porto em 102 países do mundo. Somos inovadores, ganhamos prémios pelos nossos sistemas de sustentabilidade, pelos nossos vinhos. Com 325 anos não podemos parar, a nossa intenção é continuar a inovar, investigar melhores maneiras de fazer o nosso negócio. Mas esta longevidade também se deve aos nossos profissionais que todos os dias tentam melhorar o produto e fazer o melhor vinho do porto possível, são eles que são o segredo do nosso sucesso de 3 séculos.”

IM: Como evoluiu o negócio neste último ano e quais são as vossas perspetivas para o futuro?

Adrian Bridge: Atualmente estamos muito bem posicionados no que toca à gama alta e está em crescimento. E recorde-se que atualmente o negócio do vinho do porto e do douro está em transformação, está a transitar de um negócio de volume para um negócio de valor, ou seja, no futuro venderemos menos mas com preços mais altos e com lucros para investir. Isto é bom para o Vale do Douro, é bom para as empresas e é bom par Portugal.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/como-se-celebra-325-anos-de-uma-marca/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.