Como influenciar a decisão de compra nas redes sociais

11 de março de 2013

Como influenciar a decisão de compra nas redes sociais

“Social search” é uma nova tendência que está a surgir em consequência do boom das redes sociais. Segundo o Marketing Directo, trata-se de uma prática que consiste na procura de opiniões e comentários nas redes sociais sobre um determinado produto de forma a que se possa tomar uma decisão de compra.

O site espanhol explica alguns dos procedimentos que deverão ser adotados por quem trabalha em e-commerce e quer melhorar a sua presença nas redes sociais.

De acordo com o Marketing Directo, em primeiro lugar as marcas devem tentar conseguir uma posição vantajosa face à concorrência através da pesquisa de perfis nas redes sociais. Para tal é necessário produzir conteúdos relevantes e arranjar as palavras-chave corretas para o perfil.

Em segundo lugar, o nome do perfil deve naturalmente ser o próprio nome da marca.

Por outro lado, a maioria dos utilizadores não procuram produtos específicos, mas soluções a problemas concretos. Como tal, há que adequar os conteúdos a este tipo de pesquisa, mas também adequar os formatos ao target a que nos dirigimos. Aconselha-se, por isso, a utilização de vídeos ou infografias, por exemplo.

Por fim, é ainda aconselhado o recurso a líderes de opinião, pois geralmente os comentários de especialistas acabam por aumentar a credibilidade do perfil.

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Francisco Branco

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