Como é que hoje o Marketing olha para a criatividade?

13 de abril de 2013

Como é que hoje o Marketing olha para a criatividade?

Inicia-se já na próxima segunda-feira a 14ª Semana Nacional do Marketing, organizada pela Associação Portuguesa dos Profissionais (APPM). Por ocasião do especial dedicado à criatividade realizado pelo Imagens de Marca, a nossa equipa entrevistou Rui Ventura, Presidente da APPM, para perceber qual é hoje a relação entre marketing e criatividade.

1 – Qual a importância da criatividade para quem trabalha em marketing?

A criatividade é uma componente muito importante no Marketing. E falo em criatividade não apenas numa disciplina associada à vertente comunicacional da marca (campanhas), mas sobretudo a abordagem criativa ligada às áreas de Investigação & Desenvolvimento, a criatividade ligada ao Design, a criatividade ligada às parcerias entre marcas diferentes, a criatividade na construção do preço e até a criatividade nas áreas de serviço a cliente. É esta criatividade que é hoje fundamental para ajudar a construir o posicionamento das marcas.

2 – Os marketers de hoje têm margem de manobra para serem criativos?

Eu diria que o espaço de manobra da criatividade está hoje muito condicionado ao pragmatismo das vendas. No entanto, a criatividade não tem de estar circunscrita à comunicação. A criatividade pode e deve também existir nas áreas de R&D, na construção do preço, na construção do produto ou do serviço ou até no desenvolvimento de parcerias entre marcas diferentes.

3 – Os jovens marketers de hoje são criativos? Sente que as faculdades têm a preocupação de desenvolver também o lado criativo dos estudantes?

A criatividade não é algo geracional, é algo que é comum a todos os seres humanos. Precisa é de ser estimulada, treinada e desenvolvida e nesse aspeto penso que as escolas de hoje estão mais atentas a esta realidade do que no passado. Especialmente as escolas especializadas em Marketing que têm docentes, disciplinas e workshops inteiramente dedicados a esta temática. Porque percebem que a vertente criativa é fundamental na gestão de uma marca, produto ou serviço.

4 – A Semana Nacional do Marketing está a aproximar-se. Quais são os principais desafios para o setor atualmente?

Os grandes desafios prendem-se com as mudanças socio-económicas que estão a acontecer e que condicionam o trabalho dos Marketers. Nesse sentido a XIVª Semana Nacional do Marketing pretende entre outros temas, analisar e ajudar os profissionais de marketing a encontrar novos caminhos para estes desafios, em temáticas como: A mudança de hábitos dos Consumidores; Os novos desafios da Tecnologia para as marcas, Os novos desafios da própria profissão e a pressão sobre as vendas.

5 – Nesta edição quais serão os principais temas em foco? Que razões estão por detrás da eleição desses temas? O Rui fala em re-evolução porquê?

O principal tema em foco é a “Re-Evolução do Marketing” e parte de uma ideia romântica de um dia ver um governo constituído por Marketers. É apenas uma ideia, mas gostava um dia de ver um governo composto por profissionais de marketing. Onde a pressão seria colocada na obtenção de resultados, na aplicação de métricas indexadas aos diferentes produtos e serviços, na construção de um posicionamento único e consistente para o pais, na busca de uma estratégia para o País, na apresentação de soluções e numa óptica de serviço ao cliente neste caso serviço aos cidadãos.

Veja neste Dossier Especial:

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Jornalista: Francisco Branco

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