11 de fevereiro de 2013

«City Branding»: uma marca para a cidade de Lisboa

Qual é a marca distintiva de Lisboa? Para as várias personalidades presentes na Conferência «City Branding», realizada na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho de Lisboa, a resposta não é clara e a solução para que a capital portuguesa ganhe destaque no mundo das cidades globais passa por adotar estratégias de «city branding».

À Vereadora da Economia da Câmara Municipal de Lisboa coube a tarefa de dar início a esta sessão, realizada em parceria com o Urban Land Institute. Graça Fonseca começou por explicar a importância de abrir na capital um espaço de discussão em torno da marca cidade. Para a vereadora, a afirmação da identidade de Lisboa e a construção de uma marca são elementos centrais para se conseguir atrair e reter talentos, investimento, criar e oferecer valor a quem a visita, aos seus habitantes e a quem nela trabalha.

“Hoje em dia existe uma enormíssima competição, já não tanto entre estados, mas fundamentalmente entre cidades, entre regiões, por recursos globais, como investimentos, talentos, dinheiro, infra-estruturas. Hoje em dia é fundamental nessa competição global que as cidades se apresentem com uma história, com identidade clara, inequívoca. O que é Lisboa? Para o fazer, para contar essa história, que una os diversos agentes e os diversos parceiros da cidade, é importante adotar a estratégia do «city branding»”, explica Graça Fonseca.

Mas que estratégia é esta? Segundo o primeiro orador, Greg Clark, membro do Urban Land Institute, e especialista em temas de competitividade urbana, o conceito de «city branding» consiste na capacidade de colocar todos os organismos e cidadãos a falar de uma mesma história e mesma marca, de modo a que a cidade consiga obter recursos globais, nomeadamente investimentos.

O especialista explica o trabalho que Lisboa tem de fazer no futuro por forma a tornar-se numa “cidade estratégica”: “o próximo conjunto de tarefas passa por construir uma aliança entre os cidadãos e as organizações de modo a passarem a mensagem dentro da cidade, e posteriormente desenvolver um sistema de marketing, utilizar os embaixadores e todos os cidadãos para vender a cidade lá fora”.

Uma estratégia que trouxe frutos a cidades como Amesterdão. A segunda oradora da sessão, Geerte Udo, Diretora de Marketing da Amsterdam Marketing, mostrou como é que a capital holandesa ultrapassou a imagem de drogas e bairros vermelhos, bem como os mecanismos que colocaram a marca “I AMsterdam” no “top five” das melhores cidades para negócios e congressos, e também para viver.

Seguiu-se Mateu Hernandéz, Presidente da Barcelona Global, que explicou detalhadamente como é que Barcelona tem estado a trabalhar a questão do «city branding», salientando a importância de uma estratégia a longo prazo e destacando a importância da integração de toda a área metropolitana na construção de uma imagem da cidade.

A importância da continuidade e persistência, independentemente das mudanças políticas que possam ocorrer, como dois dos ingredientes do sucesso, da passagem e compreensão daquilo que se quer que seja a marca Lisboa, para o mundo e para todos os portugueses, foi uma referência constante ao longo da conferência. Mas qual a mensagem a veicular?

Para Graça Fonseca, Lisboa é a “cidade da descoberta”. “Se formos às nossas raízes, Lisboa era um local de partida para as descobertas. Era um local de onde saíam as pessoas para o mundo e traziam do mundo aquilo que o mundo tinha para oferecer a Lisboa. Quando nós pensamos em jovens empresários ou nas start-ups que estão na baixa, eu olho para eles como descobridores. Estão a fazer uma descoberta em Lisboa para o mundo, porque a ambição deles é tornarem-se globais”.

O desafio é, portanto, descobrir, com todos os cidadãos, empresas, associações e agentes culturais, se essa é, de facto, a identidade que Lisboa quer comunicar em uníssono ao mundo. Algo que, na opinião da vereadora, se constitui como uma peça fundamental dentro de uma estratégia de crescimento económico.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Francisco Branco; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.