Carlsberg e Heineken compram Scottish & Newcastle

25 de Janeiro de 2008 em Atualidade

 


Após uma semana de negociações e uma oferta de 10,5 mil milhões de euros, a Scottish & Newcastle, a maior empresa cervejeira britânica, acaba de aceitar a Oferta Pública de Aquisição (OPA), lançada pela Heineken e Carlsberg. 


 


A Sunrise Acquisitions, consórcio formado pela Calsberg e Heineken, de acordo com os termos do acordo, vai pagar aos accionistas da Scottish & Newcastle, perto de 1,50 euros por acção, o que representa um ganho de 26% face ao último valor de fecho do título da empresa em bolsa, antes do anúncio da Oferta.



54,5% do capital para o negócio, será fornecido pela dinamarquesa Carlsberg, ficando o restante ao encargo da holandesa Heineken. Contudo as duas cervejeiras terão objectivos e funções diferentes após a totalidade da aquisição.



Para Portugal,  esta aquisição prevê-se para já tranquila, apesar de a Carlsberg deter 44% do capital da Unicer (proprietária da Super Bock) e a Scottish possuir 100% do capital da Central de Cervejas (que detém a Sagres).
Para aguardar fica também a decisão da Comissão Europeia e de outros órgãos da competência.


 


Em comunicado, avançado esta tarde pela Unicer, a empresa presidida por António Pires de Lima, felicita a accionista Carlsberg pelo negócio e dá as boas vindas à Heineken, agora que ficará responsável pelas operações que a Scottish & Newcastle detinha em Portugal, e em outros países como a Finlândia ou a Bélgica.  Recorde-se que a Unicer é detida na maioria (56 por cento), por um consórcio português – Viacer – constituído pelo Grupo Violas, Arsopi e BPI.


 


Para a Central de Cervejas, a oferta está agora sob o processo normal de mercado e não se antevêm problemas para a empresa nacional, uma vez que será a holandesa Heineken a responsável pelo mercado nacional.


 


 

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/carlsberg-e-heineken-compram-scottish-newcastle/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.