25 de janeiro de 2008

Carlsberg e Heineken compram Scottish & Newcastle

 


Após uma semana de negociações e uma oferta de 10,5 mil milhões de euros, a Scottish & Newcastle, a maior empresa cervejeira britânica, acaba de aceitar a Oferta Pública de Aquisição (OPA), lançada pela Heineken e Carlsberg. 


 


A Sunrise Acquisitions, consórcio formado pela Calsberg e Heineken, de acordo com os termos do acordo, vai pagar aos accionistas da Scottish & Newcastle, perto de 1,50 euros por acção, o que representa um ganho de 26% face ao último valor de fecho do título da empresa em bolsa, antes do anúncio da Oferta.



54,5% do capital para o negócio, será fornecido pela dinamarquesa Carlsberg, ficando o restante ao encargo da holandesa Heineken. Contudo as duas cervejeiras terão objectivos e funções diferentes após a totalidade da aquisição.



Para Portugal,  esta aquisição prevê-se para já tranquila, apesar de a Carlsberg deter 44% do capital da Unicer (proprietária da Super Bock) e a Scottish possuir 100% do capital da Central de Cervejas (que detém a Sagres).
Para aguardar fica também a decisão da Comissão Europeia e de outros órgãos da competência.


 


Em comunicado, avançado esta tarde pela Unicer, a empresa presidida por António Pires de Lima, felicita a accionista Carlsberg pelo negócio e dá as boas vindas à Heineken, agora que ficará responsável pelas operações que a Scottish & Newcastle detinha em Portugal, e em outros países como a Finlândia ou a Bélgica.  Recorde-se que a Unicer é detida na maioria (56 por cento), por um consórcio português – Viacer – constituído pelo Grupo Violas, Arsopi e BPI.


 


Para a Central de Cervejas, a oferta está agora sob o processo normal de mercado e não se antevêm problemas para a empresa nacional, uma vez que será a holandesa Heineken a responsável pelo mercado nacional.


 


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (2)

  1. Hola Marc, una historia fante1stica, fsecra y alleccionadora.Cuando se va a fuera, hay que olvidarse de sus prejuicios y opiniones preconcebidas para adaptarse a la mentalidad del Mercado df3nde se va y hasta a sus sabores!Lo mismo le recomendamos a nuestros clientes de fuera cuando vienen a nuestro paeds para implantarse y construir una fabredca, un centro logedstico o unas oficinas. El e9xito esta en el ompromiso sostenido.

    por: Siriwan,
  2. El problema de la glczalioacif3n viene cuando un espaf1ol, por ejemplo, quiere tomarse una San Miguel de las de siempre , aun estando en Hong Kong la solucif3n podreda pasar por la mcdonalizacif3n , es decir, ofrecer siempre la misma bigmac pero, ademe1s, complementar la oferta con productos locales, para los que quieran probar sabores distintos. Why not?

    por: John,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.