14 de maio de 2013

As marcas e o entretenimento

marcas_entretenimento_sofia_moura01Chama-se “Marcas e Entretenimento”, é da autoria de Sofia Moura, diretora comercial adjunta da SIC e é o mais recente livro que aborda a questão do Product Placement e a importância desta ferramenta para a estratégia integrada de comunicação.

Ao longo de 250 páginas a autora explora diversas vertentes sobre o tema, desde a sua origem, à definição de Product Placement, à evolução para novos géneros como o Brand Entertainment e a visão futura sobre o tema.

Sofia Moura explora as origens do Product Placement no cinema, em especial o norte-americano. Uma origem e uma relação que surge dada a audiência dos filmes de Hollywood, com muito mais adeptos do que, por exemplo, o cinema europeu e que se assume como uma nova fórmula de financiamento para as produções.

As técnicas de Product Placement estão em evolução e recentemente a aposta centra-se no Brand Entertainment, que leva as marcas para dentro do conteúdo televisivo, torna-as parte ativa dos conteúdos e resulta numa mistura entre entretenimento e publicidade. Em “Marcas e Entretenimento” são também explorada a presença do Brand Entertainment inserido nos diferentes media.

As marcas estão a apostar mais neste tipo de presença nas diferentes plataformas e é importante trabalhar a relação entre produtores de conteúdos, marcas, canais de televisão e agências de publicidade, de forma a ser uma relação win-win para todos os envolvidos.

O tema do Product Placement e a sua evolução é também explorado na reportagem desta semana do Imagens de Marca.

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Jornalista: Fernando Paula; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

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