Aposta na música é bem-vinda para os consumidores

28 de julho de 2015

Aposta na música é bem-vinda para os consumidores

Numa altura em que são muitas as marcas que comunicam nos festivais de verão, 56% das pessoas dizem ouvir, pelo menos, 10 géneros musicais diferentes. A tendência é para crescimento, muito devido à revolução digital que faz com que ouvir música esteja disponível através de streaming ou download online.

De acordo com o estudo “Fãs. Paixões. Marcas” realizado pela Havas Sports & Entertainment, os fãs ativos da música estão informados sobre os patrocínios das marcas, estando mais predispostos para comprar os produtos e serviços dos patrocinadores e, inclusivamente, para recomendarem as marcas envolvidas na sua paixão. Cerca de 55% dos consumidores diz concordar com as parcerias, tais como o patrocínio a festivais ou o endorsement de artistas.

Lucien Boyer, presidente e global CEO, da Havas Sports & Entertainment, refere que “a música é uma ferramenta extremamente eficaz para as marcas que procuram construir relações com as pessoas, desde que compreendam as suas paixões e o que as alimenta”.

Designados hoje como “Era Shuffle”, o responsável refere ainda que para “conquistar estes nativos digitais que se envolvem com a música” as marcas precisam de acompanhas as tendências como “possibilitar a descoberta de novos artistas, géneros musicais e criar momentos relevantes que possam partilhar”.

Mas a partilha não é igual a nível mundial. A cultura festiva do Brasil faz com que os fãs se tornem mais envolventes através de uma ligação social (62%), enquanto que na China, 9 em cada 10 ouvintes diz fazê-lo através de uma lógica de recreação. No país do fado, os portugueses ouvem música numa lógica de identificação (63%).

O estudo da Havas Sports & Entertainment “Fãs. Paixões. Marcas”, em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia, Annenberg Innovation Lab, consiste numa análise profunda da paixão das pessoas pela música: o que ouvem, como, onde e porquê, tal como a sua relação com as marcas. De âmbito global, a pesquisa inquiriu 18.000 pessoas em 17 países, incluindo Portugal.

FPB Music infographic Portuguese

-

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.