4 de dezembro de 2013

Angonabeiro desperta fileira do café em Angola

A empresa do Grupo Nabeiro relançou a emblemática marca Ginga

Até 1973, o café foi a principal exportação de Angola, ultrapassado depois pelo petróleo. Um produto que voltou a ser uma aposta do governo angolano no setor agroindustrial e que conta com a ajuda de um grande parceiro português. Em Luanda, o Imagens de Marca foi conhecer a operação da Angonabeiro, a empresa do grupo Nabeiro que está a devolver ao mercado o aroma do café angolano. Ainda é preciso um grande esforço para levar o país a voltar aos níveis de colheitas do passado, muito acima das 200 mil toneladas, e que fizeram de Angola o 4º maior produtor mundial de café. Valores de colheitas, que em 2012 e segundo dados do Instituto Nacional do Café angolano, não foram além das 12 mil toneladas.

O Grupo Nabeiro foi convidado pelo governo de Angola a reativar uma antiga fábrica de café, denominada Liangol, situada na estrada do Cacuaco, em Luanda. Foi inaugurada a 25 de maio de 2001 e marcou a retoma da torrefacção do café e a recuperação da marca Ginga para o mercado a par do início da comercialização da marca Delta. Hoje a Angonabeiro já trabalha com cerca de 200 pequenos e médios produtores de várias províncias.

A empresa afirma que o volume de negócios cresceu 35% em 2012 e espera acabar 2013 a crescer 50%. Resultados que estão a ser também impulsionados pelo consumo do café em cápsulas e por um portefólio de produtos alargado com a distribuição exclusiva dos chás Deltea e Tetley, dos vinhos da Adega Mayor e das azeitonas, tremoços e pickles da Agrodelta.

Delta Q tem sido um sucesso em Angola

A Angonabeiro tem vindo a trabalhar também em Angola o conceito de café em cápsulas, que tem contribuído para o forte crescimento da empresa no último ano. Neste momento afirma que tem já mais de 25 mil máquinas colocadas e comercializadas pela Angonabeiro no país, acrescentando que este é o mercado onde o crescimento de Delta Q foi maior desde que a marca foi lançada. Para a Angonabeiro o maior desafio que o mercado coloca às marcas de cafés é o aumento do consumo da categoria, que em Angola ainda é baixo. A empresa prepara-se para lançar uma campanha de comunicação em 2014 com o objetivo de realçar os benefícios energéticos desta bebida natural.

Não perca esta reportagem inserida numa Emissão Especial sobre Angola, sábado, às 14h30, e domingo, às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.

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Jornalista: Maria José Martins; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

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