Água Castello retira campanha

1 de julho de 2014

Água Castello retira campanha

A Água Castello decidiu suspender a campanha que assinalava os 115 anos da marca depois de ser acusada de plágio pela Fantagraphic Books.

A editora norte-americana de banda desenhada afirma que os desenhos que fazem parte da campanha da Água Castello são um plágio do trabalho desenvolvido por Charles Burns. Para provar o seu ponto de vista, a editora coloca lado a lado algumas das ilustrações de Charles Burns e imagens das garrafas comemorativas do 115º aniversário da Água Castello no seu blog, deixando no ar que as semelhanças entre as ilustrações são demasiado evidentes.

A editora diz de forma perentória que a marca portuguesa “deve” a Charles Burns.

A campanha chegou à rua a 25 de junho e no dia 27 a Fantagraphic publicou o seu ponto de vista. Hoje, numa declaração divulgada pelo Facebook a Água Castello explica que “enquanto marca portuguesa sempre se guiou por valores de responsabilidade, qualidade e transparência o que lhe granjeou a admiração e o respeito dos seus inúmeros consumidores. A Água Castello quer acreditar que a Agência de Publicidade que desenvolveu a campanha “Não é Água. É Castello” se pautou pelos mesmos princípios como tem reiterado. No entanto, para que nenhuma dúvida subsista e como prova de boa-fé, a Água Castello vai dar por terminada esta campanha. A Água Castello quer continuar a merecer o respeito dos seus consumidores, dos criadores e de todos os que amam a verdade”.

A agência responsável por esta campanha multimeios comemorativa dos 115 anos da Água Castello é a Strat. Perante a polémica José Carlos Campos, diretor criativo executivo da agência, reagiu e em comunicado afirmando que “no mundo da publicidade todos os dias os criativos de todas as áreas em vários pontos do globo servem-se de referências cinematográficas, fotográficas e de outras expressões artísticas para o desenvolvimento do seu trabalho.

José Saramago, Fernando Pessoa ou, mais recentemente, J.K. Rowling, todos foram acusados de plágio. Não há acusação mais fácil de fazer e, ao mesmo tempo, mais subjetiva.

Estamos de consciência tranquila e seguros do caminho proposto. Não é a primeira, nem será a última vez que uma acusação destas surge no meio criativo. Não é a primeira vez, nem será a última que a mesma seguirá o caminho de tantas outras”.

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Jornalista: Fernando Paula

Comentários (1)

  1. afinal foi isso k aconteceu

    mambos rijoo

    por: charito marcelo,

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