Adegga.com potencia mercado vinícola

24 de Outubro de 2012 em Atualidade

Adegga.com potencia mercado vinícola

É uma rede social. Não, não é uma espécie de Facebook, nem de Twitter. É o adegga.com [1] . E tal como o nome indica, neste espaço online, que se afirma pioneiro, os utilizadores partilham sugestões, compram, e comentam experiências à volta do vinho, a partir, por exemplo, do sofá lá de casa ou de uma esplanada.

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Mas porquê criar uma rede social com estas caraterísticas? “As pessoas que gostam de vinho são normalmente apaixonadas por este produto. Essa foi a motivação inicial para começar um projeto que liga as pessoas, que gostam de vinho, aos produtores que o produzem”, explica, em entrevista ao site do Imagens de Marca, André Ribeirinho, mentor do adegga.com e um dos fundadores, a par de André Cid e Emídio Santos.

Na prática, o adegga.com ajuda na escolha e na divulgação do vinho. “Com base na opinião dos wine lovers que usam o site é possível receber recomendações de novos vinhos”, acrescenta André Ribeirinho.”

Ao todo, no adegga.com estão registados mais de 300 produtores, sendo que um terço são nacionais e os restantes espalham-se pelo mundo, com destaque para os Estados-Unidos, Espanha, França e Itália.

Outra das diferenças entre esta e outra qualquer rede social é que a adegga.com organiza eventos, anualmente, que permitem a proximidade entre os utilizadores. Nos Adegga Wine Markets é possível comprar e provar os mais variados vinhos, disponíveis também no site. “Através da atualização dos seus dados, é possível aos produtores interagir com os consumidores de vinho e inscreverem-se para os nossos eventos”, adianta o fundador do projeto.

Este portal já conta seis anos de atividade. Segundo a empresa, o adegga.com é visitado por mais de 75 mil pessoas, todos os meses, e conta com mais de 50 mil opiniões sobre mais de 35 mil vinhos e 5 mil produtores de 40 países, o que potencia e dinamiza o mercado vinícola nacional. “O adegga.com é um projeto internacional, mas baseado em Portugal. A origem do projeto é, naturalmente, um fator de promoção de Portugal como país produtor e consumidor de vinho. Depois, através do guia de vinhos online e dos eventos que organiza, o Adegga torna mais atrativo o consumo de vinho (sempre com recomendação de moderação). Em 2013 iremos fazer quatro Adegga Wine Markets pela Europa e levaremos alguns produtores portugueses connosco contribuindo para a sua visibilidade”. Antes, por cá, no dia 1 de dezembro, abrem-se as portas de mais um destes mercados, em local ainda a definir.

[3]O adegga.com nasceu de capitais próprios e envolveu um investimento inicial de 25 mil euros. O projeto comunica através das redes sociais e de meios tradicionais, “de forma a conseguirmos chegar a um público mais alargado.”

A internacionalização dos eventos é aposta forte dos fundadores para os próximos anos.

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