A noite em que as memórias da Publicidade brilharam

28 de Novembro de 2016 em Atualidade,Atualidade

A noite em que as memórias da Publicidade brilharam

Ninguém sabe ao certo, mas o mais provável, é que a “ETP – Empreza Tècnica de Publicidade” tivesse sido a primeira agência publicitária que existiu em Portugal e que a campanha “Chá nas nuvens [1]” seja a primeira campanha de publicidade em Portugal com um planeamento de meios pensado “à séria”.

Estávamos em 1917 quando dois acrobatas treparam a Torre dos Clérigos, no Porto, numa tentativa de promover as bolachas Petit Beurre Invicta. Quando chegaram ao topo, já eram cerca de 150 mil pessoas com os olhos postos nestes intrépidos que por esta altura tomavam chá acompanhado das bolachas Invicta. Esta é considerada a primeira ação de marketing em Portugal, e no final, os acrobatas atiraram pequenos panfletos de cima da Torre do Clérigos que promoviam as bolachas.

A campanha foi exibida, esta sexta feira na Cinemateca Portuguesa, tal como foi pensada: em película e ao som de um piano. O trabalho de Raul de Caldevilla, o primeiro publicitário a profissionalizar o ofício, foi homenageado numa iniciativa conjunta com o Museu da Publicidade.

O Imagens de Marca foi acompanhar esta segunda sessão do Museu da Publicidade, que procurou preservar e homenagear a história e as personalidades da publicidade em Portugal.

2781 [2]

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/a-noite-em-que-as-memorias-da-publicidade-brilharam/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.