40% dos smartphones no mundo são chineses

21 de janeiro de 2015

40% dos smartphones no mundo são chineses

Já não é novidade para a imprensa nacional e internacional que o mercado dos smartphones tem estado em forte crescimento, mas são os provenientes da China que mais dominam. De acordo com a Exame Brasil, o mercado mundial de smartphones foi abastecido com cerca de 1,167 mil milhões de unidades em 2014, um crescimento de 25,9% em relação ao ano passado. Os fornecedores chineses são já responsáveis por 40% do total global, representando seis das dez maiores marcas de smartphones. Apesar deste valor, as fabricantes chinesas ainda não conseguiram alcançar os dois maiores nomes da indústria: a Samsung e a Apple que juntas somam mais de 518 milhões de unidades enviadas para o mercado. Fica também um ponto positivo para a Lenovo, que depois de adquirir a Motorola, conseguiu mais do dobro da quantidade de aparelhos vendidos, com 90 milhões de unidades.

Com o crescimento dos smartphones, o Facebook quer melhorar a experiência dos consumidores. De acordo com o Marketing Direto, a rede social planeia melhorar a sua aplicação Messenger com a opção “Voice-to-text”. O objetivo é lançar uma opção que permite transcrever mensagens de voz diretamente para texto de forma a proporcionar uma melhor comunicação entre clientes e empresas. Já o Twitter adquiriu uma startup sediada na Índia para ajudar a enviar informações de forma a evitar as tarifas de dados. De acordo com o Mashable, a startup ZipDial criou um serviço que permite aos utilizadores ligar para um número sem ter qualquer encargo, e, em seguida, receber chamadas ou mensagens de texto com informações sobre o lugar onde foi feita a mesma chamada. A ZipDial já trabalhava com marcas como a Disney ou a Pepsi, e já tem mais de 500 clientes.

Em Portugal, depois da notícia de que o turismo português teria batido os recordes do ano passado, o Público diz agora que as dormidas nos hotéis portugueses cresceram cerca de 10,8%, em 2014, num ritmo muito superior ao de Espanha. De acordo com os dados do jornal, Portugal registou mais de 44 milhões de dormidas, progredindo a dois dígitos em comparação com 2013, enquanto que, no mesmo período, Espanha cresceu 2,9% para um total de 280 milhões. Apesar disso, o país vizinho continua a ser um dos principais destinos turísticos do mundo e, no ano passado, recebeu nos seus hotéis cerca de 82,6 milhões de hóspedes, valor quase seis vezes superior ao de Portugal.

Já por Angola, o Jornal Económico dá conta de que o antigo governador do Banco Nacional de Angola, José Lima Massano deverá ser o novo presidente da Sonangol. Apesar de ainda não confirmado, o Económico refere que, à frente do BNA, Massano teve de resolver o caso Banco Espírito Santo Angola (BESA), instituição que pertencia ao BES e que, depois da determinação do supervisor angolano de um reforço de fundos próprios, acabaria por ser intervencionado tendo passado a Banco Económico com a entrada da Sonangol, empresa estatal, no capital. O jornal refere ainda que, a Sonangol, é um dos grandes investidores estrangeiros em Portugal, sendo, nomeadamente, o principal acionista do BCP e Galp, através da Amorim Energia.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro

Comentários (1)

  1. As tecnologias actuais

    por: pedro nguivula sebastião,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.