22 de novembro de 2013

3M inaugura centro de inovação ibérico em Madrid

Todos conhecem os famosos Post-it’s. Mas será que todos sabem quem os inventou? Este é apenas um dos milhares de artigos criados pela 3M, ao longo de mais de 100 anos.

Conhecida por desenvolver produtos em mais de 200 setores diferentes, a 3M afirma-se empresa líder em inovação. Chegou à Península Ibérica em 1957, quando abriu uma subsidiária e uma fábrica em Espanha, e quase dez anos depois, em 1966, estabeleceu o negócio também em Portugal. Desde então, tem trabalhado nestes mercados para garantir o seu desenvolvimento e consolidação como indústrias fortes em soluções tecnológicas. 2013 fica marcado com mais um passo no reforço desta estratégia: a inauguração de um novo centro de inovação ibérico, em Madrid.

O novo espaço, que abriu portas esta semana, pretende ser um ponto de encontro entre a empresa e os clientes, onde se desenvolvem soluções à medida de cada um. O avanço tecnológico apresenta-se, assim, como fator essencial para enfrentar o contexto económico e impulsionar o crescimento destes mercados.

Desde salas de demonstrações a espaços destinados a testes, no total são 12 laboratórios construídos para dar vida ao desenvolvimento de aplicações e soluções nas mais diversas áreas onde a empresa se especializou, como saúde, industria, consumo, eletrónica e energia e segurança, setores apontados por Jorge López, Diretor Geral 3M Ibéria.

Juntando-se aos mais de 120 centros e mil cientistas que a 3M tem em todo o mundo, o centro é inaugurado com três compromissos: atender às necessidades dos clientes e consumidores e, através da criatividade, criar projetos inteligentes; contribuir para a melhoria dos processos dos setores público e privado através de aplicações eficazes; e ainda facilitar soluções para adaptar as habitações às exigências da sociedade atual.

3M_Mercado_AutomovelA empresa norte americana nasceu em 1902 sob o nome Minnesota Mining and Manufacturing quando um grupo de empresários locais decidiram explorar a extração de minerais abrasivos para fins industriais. O insucesso registado nesse processo não os desanimou e a persistência abriu novos caminhos à empresa. Criaram laboratórios para desenvolver produtos para dar soluções às mais variadas necessidades da sociedade e da indústria. Foram responsáveis pela invenção das lixas de água e papel, pela fita adesiva, esfregões de cozinha e muitos outros artigos que vieram revolucionar o mercado. Desde logo, os seus produtos foram adotados desde a indústria automóvel ao consumo doméstico. Hoje conta com mais de 60.000 produtos no portefólio.3M_Mercado_Domestico

Está presente em cerca de 70 países e são mais de 80.000 os colaboradores que vestem a camisola. Apesar de ser uma empresa global, os mercados são trabalhados localmente e a comunicação também. A 3M Portugal acaba de lançar um vídeo, protagonizado por colaboradores nacionais, para dar a conhecer a empresa. Mas quis falar também de inovação,  e escolheu opiniões de pessoas especiais para o fazer.

O Imagens de Marca foi conhecer o espaço, perceber quais os objetivos com que foi construído e que vantagens traz à empresa e aos seus clientes. A reportagem lança, ainda, um olhar ao percurso da marca e às inovações que já proporcionou ao mercado. Não perca este sábado, às 14h30 e domingo, às 10h30 e 16h30.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.